SAÚDE

Flexibilização da quarentena não aumentou casos de covid-19 em São Luís

Pesquisa da VEJA analisou as curvas de contágio e mortes pela doença em cinco capitais brasileiras

O avanço na passagem mensal foi possível após a melhora em seis dos sete subindicadores que compõe a ICF, com destaque para aqueles voltados ao mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Em São Luís do Maranhão não houve aumento de casos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, com a flexibilização da quarentena, é o que aponta uma pesquisa da VEJA na qual foram analisadas as curvas de contágio e mortes pela doença em cinco capitais brasileiras em diferentes regiões do país: São Luís (MA), Belém (PA), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Leia também:

Todos os municípios analisados iniciaram o plano de reabertura da economia no começo de junho. No Maranhão, a reabertura ocorreu de forma gradual, de acordo com o decreto nº 35.831 do Governo do Estado.

De acordo com a pesquisa da VEJA, apesar de algumas oscilações em alguns dias, um mês e meio após a flexibilização, o número de casos continuou a cair nas capitais analisadas. No entanto, São Luís não apresentou queda gradual no número de novos óbitos em relação às outras capitais, possuindo uma média móvel de mortes superior à registrada no dia 1º de junho, quando começou a flexibilização. Porém, o número é menor que o registrado em 18 de maio, quando acabou o lockdown.

Ainda conforme a VEJA, os dados revelam que, até o momento, uma segunda onda de contaminação da covid-19 nas capitais analisadas não se confirmaram. No entanto, o risco não é descartado, pois o vírus ainda está bastante presente no país e muitas pessoas não o pegaram. Por conta disso, as regras sanitárias contra o novo coronavírus são essenciais.

Já um levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, divulgado pelo jornal no dia 16, mostra que São Luís está entre as três capitais brasileiras que estão conseguindo manter o controle da taxa de contágio da Covid-19, com número reduzido de novas pessoas contaminadas a cada dia.

Reabertura do comércio no Maranhão

No dia 25 de maio as empresas familiares foram autorizadas a voltar a funcionar no Maranhão. Para isso, o decreto nº 35.831 do Governo do Estado estabeleceu uma série de regras sanitárias em combate à pandemia do novo coronavírus, como a limitação da quantidade de clientes, além do uso obrigatório de máscara nos estabelecimentos.

No dia 1º de junho, o decreto liberou, de forma gradual, a abertura para uma série de setores comerciais, que começaram a funcionar também em horários alternados.

No entanto, mesmo após a reabertura do comércio, alguns estabelecimentos de São Luís continuam fechados. São casos onde o proprietário decidiu esperar um pouco mais, ainda está adaptando o negócio às novas regras sanitárias ou repensou completamente a forma de oferecer um produto ou serviço.

Coronavírus no Maranhão

Segundo o boletim divulgado na quarta-feira (22) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tem 109.731 casos confirmados de covid-19. Destes, 12.455 estão ativos – 11.851 em isolamento social, 350 em internação clinica e 254 em leitos de UTI. Há um mês, o estado registrava 21.153 ativos, os números atuais apontam mais de 41% na diminuição desses casos.

O estado já registra 94.466 pessoas recuperadas da doença. Mais de 238 mil testes foram realizados, 126.371 casos foram descartados e o número de casos suspeitos é 5.606.

De acordo com o boletim, o estado contabilizou 1.577 novos casos confirmados nas últimas 24h. Desse número, o interior do estado é onde está a maioria dos novos casos, registrando 1.473, seguido pela Ilha de São Luís com 103 novos casos e Imperatriz com 1. O boletim também informa, que o Maranhão tem 2.810 mortes por coronavírus, sendo 32 registradas nas últimas 24h. O estado tem 425 leitos de UTI e 1.081 leitos clínicos. Desse total, 217 dos leitos de UTI estão ocupados e 294 dos clínicos também.

Ainda conforme as informações do boletim, os 32 novos óbitos notificados aconteceram nas seguintes cidades: São José de Ribamar (1), Presidente Dutra (1), São João Batista (1), Viana (1), Itapecuru-Mirim (1), Pirapemas (1), Turiaçu (1), Vitorino Freire (1), Olho D’água das Cunhãs (1), Monção (1), Loreto (1), Colinas (1), Balsas (1), Tutóia (1), Vitória do Mearim (1), São Domingos do Maranhão (1), Coelho Neto (2), Bacabal (2), Chapadinha (2), Pedreiras (2), Imperatriz (2), São Luiz Gonzaga (3) e São Luís (3).

Dos novos óbitos registrados no estado, quatro aconteceram nas últimas 24h, nas cidades de Colinas, Balsas, Pedreira e Tutóia. Os demais são de dias e/ou semanas anteriores, e aguardavam o resultado do exame laboratorial para Covid-19.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias