SAÚDE

Estudo Sorológico de infecção por Covid-19 será iniciado nesta segunda (27) no Maranhão

O inquérito tem como objetivo avaliar o cenário atual da pandemia no estado

Foto: Helene Santos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai iniciar na segunda-feira (27), às 9h, o Estudo Sorológico de infecção por Covid-19 em 68 municípios. Na ocasião, será iniciada a pesquisa domiciliar com aplicação de teste sorológico. O estudo é coordenado pela SES em parceria com o Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacen) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O projeto-piloto do estudo começou na quinta-feira (23) no bairro Vila Esperança, em São Luís, e o resultado deve sair em duas semanas. O inquérito, que tem como objetivo avaliar o cenário atual da pandemia no estado e contribuir para conhecer o estágio da infecção dos maranhenses pela Covid-19, vai ser realizado por amostragem nas 19 regiões de saúde do Maranhão e contará com equipes compostas por entrevistadores e técnicos de coleta.

De acordo com a SES, o projeto também pretende descobrir a prevalência de anticorpos na população do estado, o percentual de quem não teve sintomas e a extensão de infectados em cada município.

O estudo

O Estudo Sorológico será realizado entre os dias 27 de julho e 7 de agosto deste ano. Serão quatro etapas. A primeira vai englobar os quatro municípios da Grande Ilha, em que 1.432.529 habitantes participarão da pesquisa. Na segunda, 122 municípios vão participar, tendo 1.516.205 habitantes pesquisados. A terceira, será realizado em 85 municípios e contará com a participação de 3.193.525 habitantes. E a quarta, será realizado em seis municípios com 932.922 habitantes participando do estudo.

Na pesquisa, será realizada coleta de sangue em domicílio, que será feita por sorteio, aplicação de questionário, preenchimento de dados por aplicativo, teste sorológico – em que será usada a técnica de Quimiolumiscência –, além da análise das amostras pelo Lacen. No total, 4.080 pessoas serão acompanhadas no estudo, que será feito por 58 entrevistadores.

Coronavírus no Maranhão

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Estado da Saúde (SES) na sexta-feira (24), o Maranhão já totaliza 112.683 casos confirmados e 2.871 mortes por coronavírus.

Dos mais de 112 mil casos, 9.442 estão ativos. Desses, 8.823 estão em isolamento social, 365 internados em enfermaria e 254 em leitos de UTI. O Maranhão já registra 100.370 pessoas recuperadas da doença. Mais de 245 mil testes foram realizados, 130.663 casos foram descartados e ontem (24), o número de casos suspeitos era 5.406.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias