SAÚDE

Colo do útero: Conheça 5 curiosidades que toda mulher precisa saber

Porção inferior do útero em que se encontra a abertura do órgão, o colo do útero separa os órgãos internos e externos da genitália feminina

O útero é um órgão muscular pertencente ao sistema reprodutor feminino. Ele apresenta cerca de 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura. (Foto: Divulgação)

colo do útero, também conhecido como cérvix, é uma parte da anatomia feminina que muitas vezes não recebe a atenção necessária. Ele é a porção inferior do útero em que se encontra a abertura do órgão, localizando-se no fundo da vagina. Sua função é separar os órgãos internos e externos da genitália feminina. Por conta disso, está mais exposto ao risco de doenças e alterações relacionadas ao ato sexual.

Sendo de vital importância, conheça 6 curiosidades que toda mulher precisa saber sobre o colo de útero:

É possível sentir o colo do útero

Saiba que você pode sim sentir o colo do útero. Basta você inserir o dedo indicador na vagina com as mãos e unhas bem limpas. O colo de destaca por ser uma bolinha bem lisa com um furo no meio. Essa ação não deve ser dolorida. Algumas pessoas conseguem sentir o colo do útero bem perto da entrada da vagina, logo que coloca o primeiro terço do dedo (a ponta). Quando isso acontece, se diz que o colo é ou está baixo. Para outras pessoas, é preciso colocar o dedo inteiro para alcançá-lo; neste caso, se diz que ele está alto – podendo estar tão alto a ponto de nem ser possível alcançá-lo com o dedo!

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias