OLHO D’ÁGUA

Centro de Reabilitação retoma atendimento presencial de pacientes

De forma gradativa, a unidade, trabalhará com capacidade de até 40%, respeitando as determinações sanitárias, com agendamento de consultas e sessões de terapia.

Retomada das atividades do CER Olho d’Água (Foto: Julyane Galvão)

Após quase quatro meses de assistência por teleatendimento em razão da pandemia causada pelo coronavírus, o Centro Especializado de Reabilitação (CER) do Olho d’Água retomou, nos últimos dias, a assistência presencial aos seus pacientes. De forma gradativa, a unidade, que faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), trabalhará com capacidade de até 40%, respeitando as determinações sanitárias, com agendamento de consultas e sessões de terapia. 

De acordo como secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, conforme o cenário, atualizações deverão ser feitas visando o retorno de 100% da capacidade de atendimento.

Todos os profissionais do serviço de reabilitação da SES realizam as sessões de terapia paramentados com macacões impermeáveis, luvas, máscaras do tipo N95, toucas e protetores faciais (face shields). Também estão sendo priorizadas as atividades ao ar livre com ventilação natural, bem como as realizadas em espaços adaptados, com uso de ventiladores e a suspensão temporária dos ar condicionados. 

Para a dona Maria das Dores Rodrigues Matos, de 52 anos, a retomada do atendimento presencial é sinônimo de alegria. “Já me sinto tão bem que venho caminhando da minha casa, no Sol e Mar, até aqui. Durante a suspensão dos atendimentos eu fiz as sessões em casa pelo teleatendimento, mas agora estou muito contente por poder voltar às consultas presenciais”, comentou. 

Quem também celebrou o retorno às sessões in loco foi a cabeleireira Ludilene Pinheiro, de 43 anos. Paciente de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ela afirmou que apenas no CER do Olho d’Água sentiu melhoras. “Fui diagnosticada com Síndrome do Túnel do Carpo, um tipo de lesão por esforço repetitivo e, para mim, foi um divisor de águas, pois já havia passado por outros profissionais e lugares. Eu senti muito quando os atendimentos foram suspensos, mas começou a melhorar quando iniciaram o suporte on-line e agora estou bastante feliz com o retorno das sessões presenciais”, explanou. 

No mês de junho, segundo o último relatório de produtivo realizado, quando ainda o uso de plataforma digital era o único recurso disponibilizado, foram ofertadas 179 consultas médicas especializadas em Neuropediatria, Oftalmologia, Ortopedia e Psiquiatria. Ainda no mesmo período, as consultas profissionais de nível superior em Assistência Social, Educação Física, Nutrição, Psicologia e Musicoterapia somaram 2.161 de produtividade. Dos procedimentos ambulatoriais executados, o CER totalizou 1.608. 

Serviço Especializado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Para Flávia Teresa Neves, coordenadora do Serviço Especializado à Pessoa com TEA, assistência especializada que funciona de forma anexa ao CER do Olho d’Água, a carga horária de atendimentos foi reduzida e com intervalo de 20 minutos entre uma sessão e outra para higienização completa do ambiente utilizado. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias