CORONAVÍRUS

Maranhão tem mais de 100 mil casos confirmados do novo coronavírus

Nas últimas 24 horas foram 1.637 casos confirmados e 35 óbitos registrados.

(Foto: REUTERS/Direitos Reservados)

Há quase quatro meses desde o registro do primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Maranhão, o estado atingiu a marca de 100.000 pessoas infectadas pela Covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na noite desta terça-feira (14). Nas últimas 24 horas foram 1.637 casos confirmados, totalizando 101.467 casos.

Com isso, o estado é o sexto a atingir essa marca. No ranking nacional, o Maranhão fica atrás de de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Pará e Bahia.

De acordo com os números oficiais, a SES contabiliza ainda outros 6274 casos suspeitos, 2536 mortes confirmadas. Nas últimas 24 horas o estado notificou 35 mortes, todos eles aconteceram em dias e/ou semanas anteriores e aguardavam o resultado dos exames.

Entre a confirmação do primeiro caso no dia 19 de março – um homem idoso que retornou de viagem à São Paulo, não apresentava sintomas graves da Covid-19 e estava em isolamento domiciliar – e os 100 mil casos, se passaram 117 dias.

Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico 81,10% dos leitos de UTI para o uso exclusivo para o tratamento do novo coronavírus, estão ocupados, na Grande Ilha. Os dados mostram ainda que a taxa de ocupação em Imperatriz, segunda cidade com mais casos confirmados da doença, já passa de 83,33%.

O boletim informa também que, das pessoas que morreram, 62% são masculino e 38% feminino. A faixa etária com mais registro de mortes contabiliza pacientes acima dos 70 anos, com 87% apresentando comorbidades, sendo as principais hipertensão arterial e diabetes mellitus.

A evolução do número de casos da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no estado continua em 19, estando presente na maioria dos casos o vírus da influenza B.

Recuperados

O boletim revelou ainda que o número de pessoas recuperadas do coronavírus no Maranhão já é 4 vezes maior que o de casos ativos da doença, o estado contabilizou 80.824 pessoas recuperadas da Covid-19. Quanto aos casos ativos, o Maranhão segue com 18.107 pessoas em tratamento, sendo que destes, 17.412 se encontram em isolamento domiciliar, 377 em enfermarias e 318 em leitos de UTI.

Índice de isolamento

O Maranhão está entre os 6 piores estados em índice de isolamento social do Brasil, segundo a plataforma Inloco. De acordo com a última atualização da plataforma, o estado registrou um índice de 39,0%, e fica atrás somente dos estados do Tocantins (35,5%), Mato Grosso do Sul (38,3%), Goiás (38,4%), Minas Gerais (38,4) e Roraima (38,8%).

O estado chegou a um índice de isolamento social de mais de 50% durante o lockdown, onde houve paralisação total ou parcial de algumas atividades durante quase 15 dias. Nesse período, o Maranhão atingiu o pico de 53,6% no dia 17 de maio. Os dados estão começaram a oscilar desde então e caíram após a reabertura de parte do comércio não essencial que começou a ocorrer no dia 1º de junho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias