SAÚDE

São Luís é a 4ª capital com menor ritmo de contágio do novo coronavírus

Ritmo de contágio da Covid-19 na capital maranhense é de 0,88. Informação é da plataforma Farol Covid

Reprodução/Instagram

A plataforma Farol Covid constatou que o ritmo de contágio do novo coronavírus em São Luís é de 0,88. Isso significa que uma pessoa infectada transmite a doença para menos de 1 pessoa, o que é importante para a diminuição do número de novos casos. De acordo com a pesquisa, a capital maranhense é a 4ª com menor ritmo de contágio da doença.

Leia também: Mais de 62 mil casos confirmados de Covid-19 no Maranhão

Os dados também mostram que em relação a capacidade hospitalar a estimativa é que os leitos de São Luís, que conta com 2.740, só fiquem 100% ocupados em mais de 2 meses, o que a plataforma considerou como ‘bom‘ por significar a possibilidade de ter leitos para quem precisa.

A pesquisa utilizou 50% da capacidade hospitalar reportada por DataSUS em primeiro de maio para o cálculo da projeção de dias para atingir a capacidade máxima. Além disso, foram considerados leitos disponíveis para covid-19 os tipos de leitos cirúrgicos, clínicos e hospital-dia.

Já em relação a subnotificação, a pesquisa coloca que, a cada 10 pessoas doentes, 2 são diagnosticadas, números vistos como instatisfatórios. Os dados mostram ainda que, na última semana, cerca de 39% das pessoas ficaram em casa na capital maranhense.

Plataforma Farol Covid fornece dados sobre os municípios e estados brasileiros relacionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A ferramenta foi desenvolvida por cientistas de dados, especialistas em gestão pública e pesquisadores da saúde, com o objetivo de apoiar o poder público na execução e adaptação de estratégias e políticas na gestão de crise da Covid-19.

Coronavírus no Maranhão

Segundo boletim divulgado ontem (16) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tem no total 62.711 casos confirmados e 1.537 mortes pela Covid-19. Nas últimas 24h, o estado registrou 38 novos óbitos e 2.119 novos casos de coronavírus, sendo 63 de São Luís, 184 de Imperatriz e 1872 nas demais regiões.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias