DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

Pandemia do novo coronavírus no interior pode estar chegando ao pico, diz especialista

O infectologista explica que não se pode ter certeza mesmo de uma redução e é preciso esperar o comportamento do vírus e os registros dos casos da Covid-19

Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay/Direitos Reservados

A informação foi divulgada durante uma transmissão ao vivo realizada na tarde desta quinta-feira (25) pelo médico epidemiologista, Antônio Augusto Silva em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) que abordou o cenário da pandemia do novo coronavírus no Maranhão.

O médico informou no interior do estado há duas semanas, os casos notificados de Covid-19 chegaram a 11 mil casos semanais, e nos últimos 7 dias os números apresentaram um pequeno decréscimo, atingindo uma marca de 8 mil casos por semana.

No entanto, o epidemiologista explica que não se pode ter certeza mesmo de uma redução e é preciso esperar o comportamento do vírus e os registros dos casos da Covid-19 em outros municípios do estado.

“Temos que esperar mais um tempo, pra ver se a redução é mesmo pra valer, porque a doença apresenta algumas flutuações e depende muita das notificações, então ela aumenta e cai com muita frequência e precisamos de uma redução sustentada por um período prolongado para dizer que a epidemia passou do pico e começa a demonstrar sinais de controle. Provavelmente chegamos a um plator com uma estabilização talvez como tendência de começar a reduzir no interior do Maranhão”, afirmou Antônio.

Ainda durante a live, o especialista explica que há dois fatores para apontar o pico da curva de contágio da doença. O índice usa dados de cidades como Imperatriz, Santa Inês, Chapadinha, Açailândia por exemplo, que já atingiram um patamar bastante grande de casos confirmados do novo coronavírus, e também de municípios maranhenses que ainda estão no início da curva de elevação no número de casos por exemplo.

Antônia aponta que a progressão da doença está ligado a três fatores importantes muito ligados ao comportamento da população hoje: percentual de pessoas que estão em casa, no isolamento social, o que retarda a contaminação da doença; e também ao uso de máscaras; e a quantidade de pessoas que já contraíram a doença, porque segundo o especialista, irão ficar imunes por um certo tempo e não irão contrair nem transmitir a doença.

Testagem

O médico informou que há uma dificuldade quanto a realização de testes no interior do estado.

“Para cada caso notificado, nós temos outro 7 a 10 casos que não entram no sistema de notificação, o que pode ser explicado porque muita gente contrai a doença e permanece assintomático; pessoas que possuem a doença muito leve e aqueles que só possuem a suspeita do vírus e não conseguem realizar os testes”, explica o especialista.

São Luís

Ainda durante a transmissão, o médico epidemiologista explicou que a capital maranhense está apresentando uma redução sustentada de casos, já que em São Luís que atingiu um pico de 2000 casos por semana e hoje chega a um número de 400 semanais.

Divulgação: UFMA

Antônio informa ainda que mesmo com a abertura de alguns segmentos, São Luís não detectou nenhum aumento da transmissão, mas que o risco de retorno da doença não está descartado.

Para explicar a diminuição da doença, o médico usa três elementos principais:

  • 37% das pessoas continuam em quarentena;
  • 10 e 15 % da população da capital já deve ter pego a Covid-19;
  • Uso de máscaras.

E considera que o cenário mais provável para os próximos dias é que uma segunda onda do novo coronavírus ocorra em São Luís.

Coronavírus no Maranhão

Segundo informações do boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (24), pela Secretária de Saúde do Maranhão (SES), o estado tem 73.314 casos confirmados de coronavírus e 1836 óbitos.

Nas últimas 24h, foram registrados 39 novas mortes e 1.293 casos de Covid-19. O interior do estado contabilizou o maior número de novos casos com 1162 pessoas, Imperatriz registrou 68 e a Ilha de São Luís atingiu 63 novos casos.

Também segundo o boletim, dos mais de 73 mil casos confirmados, 19.567 ainda estão ativos. Desses, 18.567 estão em isolamento domiciliar, 616 internados em enfermaria e 384 em leitos de UTI.

O estado já contabiliza 51.911 pessoas recuperados do coronavírus. Ao todo, já foram realizados 143.099 testes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias