RETORNO

Cirurgias eletivas voltam a ser realizadas a partir desta segunda

Os exames laboratoriais já iniciaram e os atendimentos estão sendo feitos inicialmente para aqueles que já tinham realizado o agendamento.

Hospital Carlos Macieira, em São Luís. (Foto: Divulgação)

Dentre as novas medidas anunciadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) durante entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (18), o secretário Carlos Lula anunciou o retorno gradual das cirurgias eletivas em hospitais da rede e atendimento ambulatorial nas policlínicas em alguns hospitais da Grande Ilha.

As cirurgias eletivas começarão a ser feitas a partir desta segunda-feira (22). Os exames laboratoriais já iniciaram e os atendimentos estão sendo feitos inicialmente para aqueles que já tinham realizado o agendamento.

Leia também:

O secretário informou que foi elaborado um protocolo de reabertura do atendimento eletivo e todos os pacientes deverão passar por testes de Covid-19 antes de realizarem qualquer procedimento. A capacidade para atendimento inicial será de 40%. O protocolo também prevê cronograma de horários para evitar que os pacientes se aglomerem.

A SES informou ainda que as policlínicas do Diamante e Vila Luizão, Hospital Carlos Macieira, Nina Rodrigues, Centro de Apoio Ninar, Juvêncio Matos, Hospital de Câncer do Maranhão e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia serão reabertas.

O secretário informou ainda que o Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, em São Luís, vai ser transformado em um hospital de doenças tropicais após a pandemia do novo coronavírus.

Exclusividade dos leitos

Durante coletiva, o secretário informou ainda que algumas unidades de saúde e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de algumas unidades de saúde em São Luís, não serão mais exclusivos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus e serão redimensionados para a rede estadual em geral.

O boletim epidemiológico que será divulgado nesta quinta, já irá apresentar a diminuição dos leitos de UTI. ” Como podem ter notado, a gente tem uma ocupação hoje pequena em relação ao leitos de enfermaria. O boletim de hoje (quinta) , já irá apresentar a exclusão de alguns leitos de UTI em algumas unidades, porque esses leitos não serão mais exclusivos para Covid-19 e passam a ser leitos da nossa rede de um modo geral”, afirmou o secretário.

As unidades que se enquadram nesta nova mudança são, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (leitos de UTI e enfermaria); Hospital Carlos Macieira (diminuição dos leitos exclusivos para Covid-19), bem como sua retaguarda que fica no Hospital Nina Rodrigues e Hospital Real (leitos de UTI serão redimensionados para outros locais) e será devolvido aos seus donos.

Coronavírus no Maranhão

Segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (17), pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), foram registrados nas últimas 24h, 33 novos óbitos e 2.014 casos de Covid-19. O interior do estado teve o maior número de novos infectados, registrando 1.727 pessoas, Imperatriz teve 109 e São Luís atingiu 188 novos casos.

Ao todo, o Maranhão possui 64.735 casos confirmados de coronavírus. Desses, 23.779 são casos ativos, estando 22.704 em isolamento domiciliar, 672 em internação clínica e 403 em leitos de UTI.

O boletim divulgou também, que já são 39.386 pessoas curadas. O estado soma 121.056 testes realizados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias