OPERAÇÃO TEMPO REAL

Operação da PF apura fraude na aquisição de máscaras em São Luís

A investigação visa desarticular associação criminosa formada por ex-servidores públicos e representantes de empresa.

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8), a Operação Tempo Real, com a finalidade de desarticular associação criminosa formada por ex-servidores públicos e representantes de empresa, investigados por fraude e superfaturamento na aquisição de equipamentos destinados ao combate à pandemia da COVID-19 em São Luís.

De acordo com a Polícia, a investigação tem por objeto processo de licitação celebrado no mês de abril de 2020 pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, destinado à aquisição de 20.000 máscaras FPP2, no valor total de R$ 718 mil.

Na operação, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de constrição patrimonial. Os investigados também foram alvos de medidas cautelares diversas da prisão, como proibição de contratação com o Poder Público, proibição de acesso à Secretaria Municipal de Saúde e proibição de manter contato uns com os outros.

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Durante a investigação, a polícia colheu elementos que indicam que funcionários da antiga gestão da Secretaria de Saúde, em parceria com empresários, fraudaram o contrato, montando o processo de contratação e elevando os preços de forma abusiva.

Segundo informação da PF, ao todo, 20 policiais federais cumpriram as determinações judiciais, que decorreram de representação elaborada pela Polícia Federal. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação e associação criminosa.

A operação foi denominada “Tempo Real”, em referência à expressão utilizada por um dos investigados em depoimento, ocasião em que afirmou que o líder da organização criminosa tinha informação em tempo real de todas as aquisições fraudadas pela antiga gestão da Secretaria Municipal de Saúde e pelos fornecedores.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias