gesto de amor

Dia Nacional do Doador de Sangue: a importância de doações regulares

Dia Nacional do Doador de Sangue é oportunidade para reforçar a importância da doação regular e conscientizar a população da relevância para o sistema de saúde.

Reprodução

Celebrado em 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue é uma oportunidade para reforçar a importância da doação regular e conscientizar a população sobre sua relevância para o sistema de saúde. No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue de forma regular, o que representa cerca de 14 pessoas para cada mil habitantes. Esse número equivale a mais de 3,1 milhões de doações anuais registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde.

No Maranhão, a situação dos estoques de bolsas de sangue requer atenção, especialmente em períodos críticos do ano. Em conversa com O Imparcial, a diretora do Hemomar, Clícia Galvão, detalhou a situação no estado. “Nós estamos com o estoque crítico. Estamos fazendo a coleta em torno de 150 a 180 doações por dia, e o ideal para que a gente pudesse suprir as demandas das unidades de saúde de forma satisfatória seria uma coleta em torno de 300 bolsas por dia. Então, estamos bem longe do número ideal para ter um banco de sangue seguro”.

Estamos fazendo a coleta em torno de 150 a 180 doações por dia, e o ideal para que a gente pudesse suprir as demandas das unidades de saúde de forma satisfatória seria uma coleta em torno de 300 bolsas por dia. Então, estamos bem longe do número ideal

A falta de conhecimento da população

A gestora ressaltou ainda que a principal barreira encontrada é a falta de conhecimento da população, o que gera mitos em torno da doação de sangue. “As pessoas possuem muito medo, acham que vai prejudicar a saúde, que vai afinar o sangue. O Hemomar hoje consegue fazer palestras dentro de instituições como escolas e empresas justamente para poder quebrar essas barreiras, conscientizar a população em geral sobre a importância da doação e tirar as dúvidas também.”

As campanhas de doação de sangue desempenham um papel crucial no enfrentamento dos desafios relacionados à baixa adesão da população. Além de esclarecer dúvidas e combater mitos, essas iniciativas são essenciais para engajar novos voluntários e reforçar a importância da doação regular. Segundo Clícia, ações específicas têm sido realizadas para ampliar o alcance dessas campanhas e garantir a participação contínua de doadores.

“Hoje, nosso hemocentro possui campanhas específicas para incentivar a doação de sangue. São campanhas nacionais, como a Semana Nacional do Doador de Sangue, e campanhas em parceria com instituições como escolas e igrejas. Essas campanhas são realizadas anualmente com essas instituições, para que consigamos aumentar a quantidade de doadores regulares, que são doadores recorrentes e fazem sua doação voluntária, além de conscientizar a população,” afirmou.

Com o fim do ano se aproximando, os hemocentros enfrentam um cenário de queda nos estoques de sangue, o que exige estratégias para garantir o abastecimento adequado durante os meses mais críticos. Para enfrentar esse desafio, o Hemomar tem intensificado suas ações de conscientização e mobilização em novembro, visando não apenas suprir a demanda, mas também assegurar a continuidade do atendimento nas unidades de saúde. Em relação a essas ações, a diretora compartilhou. 

“Estamos nos aproximando do final do ano, e nesse período existe uma baixa no estoque de todos os hemocentros do Brasil. Então, o mês de novembro, com essa campanha que estamos fazendo, é justamente para que a gente consiga ter um banco seguro e garantir o final do ano, devido às viagens e às férias escolares. Essa campanha, que será realizada durante todo o mês, visa, além de agradecer todos os doadores, aproximá-los mais do hemocentro,” concluiu Clícia.

As ações do Hemomar e a mobilização de campanhas são essenciais para garantir que o Maranhão tenha estoques de sangue suficientes, especialmente em um período crítico como o final do ano. A conscientização contínua e a valorização dos doadores têm o poder de salvar vidas, tornando cada gesto de solidariedade vital para o bom funcionamento do sistema de saúde.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias