Eleições 2022

Candidatos ao governo do Maranhão começam campanha oficial nesta terça-feira (16)

O período da propaganda termina em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições.

(Foto: Reprodução)

Os nove candidatos ao governo do Maranhão começam hoje oficialmente as suas campanhas eleitorais para o maior cargo do executivo do estado.

Com o a propaganda eleitoral dos candidatos à presidência, ao senado, ao governo e aos cargos de deputados estaduais e federais já podem fazer divulgação na internet, por alto-falantes, caminhadas, carreatas ou passeatas.

Vale ressaltar que o período da propaganda termina em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro.

  • CARLOS BRANDÃO (PSB)

O governador em exercício Carlos Brandão (PSB), que está na corrida para se reeleger inicia a sua campanha oficial com uma carreata a partir das 9h, no município de Amarante do Maranhão distante 687 km da capital maranhense. Já às 17h ele participa de uma caminhada em Imperatriz.

  • ENILTON RODRIGUES (PSOL/REDE)

Enilton Rodrigues, candidato a governador pela federação PSOL/Rede, ressaltou que seu primeiro dia de campanha com uma caminhada com concentração na Praça Deodoro e a partir das 10h30, segue em direção a Rua Grande, no Centro de São Luís. Ele será acompanhado pela militância, apoiadores e candidatos a deputados da federação que teve a chapa pra federal completa com 19 nomes e a estadual também estar gigante.

“Vamos começar pela rua grande para dizer que temos que estar em contato direto com o povo para sentir in loco as demandas e fazer desse momento democrático um ato de cidadania com participação popular” afirma Enilton Rodrigues, que tem como candidata a vice a pedagoga Pedra Celestino.

Na parte da tarde a partir das 16h, o candidato estará no Terminal da Praia Grande, conversando com os passageiros do transporte coletivo de São Luís e a noite às 20h, se reúne com a coordenação de campanha.

  • EDIVALDO HOLANDA (PSD)

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD) fará uma caminhada na Rua Grande (Centro), dia 18/08 (quinta-feira), com concentração às 15h30, que marcará o início da campanha do candidato a governador do Maranhão. Nesta terça e quarta-feira, Edivaldo, Edivaldo segue com gravações de programas eleitorais e reunido com equipe de campanha.

  • FRANKIE COSTA (PCB)

Já o comunista Frankie Costa, candidato ao governo pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), natural do município de Imperatriz, começa a sua campanha oficial com a gravação de programa para redes sociais em Imperatriz e a noite participa de reunião com o Comitê pelo Poder Popular em Imperatriz.

“Achamos muito importante iniciar nossa campanha nos reunindo com o Comitê pelo Poder Popular com a presença dos nossos candidatos, filiados, militantes, juventude e nossos simpatizantes de todo o maranhão em um evento remoto, dando largada a nossa campanha”, disse ele informando que retorna esta semana a São Luís para se preparar para os debates e sabatinas nos meios de comunicação da ilha.

Ato por jus­ti­ça, sa­ba­ti­na e co­le­ti­va de im­pren­sa

  • HERTZ DIAS (PSTU)

O candidato pelo PSTU, Hertz Dias, fará uma atividade em homenagem ao nosso militante Neylson Oliveira da Silva, que foi brutalmente assassinado em Açailândia onde era professor da Rede Municipal e da também da Uemasul.

O ato por justiça está marcado para acontecer a às 19h no auditório do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico. Hertz Dias adiantou ainda que o partido está organizando uma campanha de denúncia internacional sobre mais esse crime contra as LGBTIs.

O candidato informou que toda a militância do partido foi orientada a participar da homenagem, inclusive os/as candidatos/as.

  • LAHESIO BONFIM (PSC/PMN)

Quem também faz a abertura oficial de sua campanha, é o candidato ao governo Lahesio Bonfim pela coligação PSC/PMN. Às 9h, ele participa de um encontro com Juventude BoraLah no comitê da Areinha. A tarde tem reunião com a equipe de coordenação da campanha e encerra a agenda às 19h com um encontro com apoiadores no Espaço Maanaim Eventos, Vila Janaína.

  • SIMPLÍCIO ARAÚJO (SOLIDARIEDADE)

O ex-secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplicio Araújo, inicia a sua campanha oficial reunido com equipe de campanha para alinhamento e receber as bênçãos (oração) pelo início da caminhada e às 10h participa da Sabatina Imirante.

Na parte da tarde às 14h, o candidato participa de uma reunião com Conselho dos Profissionais de Educação Física, no Castelinho, às 16h visita o Centro de Comércio do Coroadinho, no bairro do Coroadinho e encerra o dia com uma reunião 19h com equipe de coordenação e produção.

  • WEVERTON ROCHA (PDT)

Já Weverton Rocha (PDT), candidato ao governo do Maranhão pela coligação Juntos pelo Trabalho, dará início oficialmente a campanha com uma caminhada, nesta terça-feira (16), em Imperatriz, sua terra natal.

A caminhada será a partir das 9h, com concentração na Praça de Fátima. De tarde o candidato estará em São Luís onde às 15h, faz uma coletiva de imprensa, na Sede do PDT, na Rua dos Afogados- 468- Centro e às 16h, o pedetista realiza uma caminhada na Rua Grande com saída da Praça João Lisboa, no Centro Histórico de São Luís.

“Quis iniciar oficialmente a nossa campanha aqui em Imperatriz, minha terra natal. Uma campanha que será feita de forma limpa. Colocando as nossas propostas e ouvindo a população”, disse Weverton Rocha.

  • JOÁS MORAES (DC)

Até o fechamento desta edição Joás Moraes, candidato ao governo pelo Democracia Cristã (DC), não respondeu a solicitação de O Imparcial e nem divulgou em suas redes sociais alguma atividade relaciona a sua campanha.

Vale ressaltar que no próximo dia 26 de agosto, tem início o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno.

O segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês, caso nenhum candidato alcance maioria absoluta dos votos válidos na primeira votação, conforme estabelece o artigo 77 da Constituição.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias