sob investigação

Suspeita de fraude leva à anulação da 1ª etapa do concurso da Assembleia Legislativa

Banca organizadora do certame é investigada pelo Ministério Público após várias denúncias de irregularidades.

Assembleia Legislativa do Maranhão (Foto: Divulgação/Alema)

Após denúncia de fraude apresentada pelo deputado Yglésio Moyses (PSB), a primeira etapa do concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) foi anulada. A informação foi anunciada via rede social pelo presidente da Casa legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

Saiba mais

De acordo com o parlamentar, a decisão veio após “registros e denúncias de falhas de execução, fiscalização e segurança na aplicação da prova objetiva”. O ato foi publicado em resolução no Diário da Alema, e pode ser conferido na íntegra aqui.

De acordo com o documento, as fases anteriores do concurso não sofrerão alterações, e serão consideras válidas todas as inscrições realizadas, mesmo para os candidatos ausentes na aplicação das provas.

Extrato do Diário da Assembleia, informando da anulação do concurso. (Foto: Reprodução)

Investigação em andamento

Após as denúncias feitas à banca CEPERJ, organizadora do concurso da Alema, realizado no dia 1º de maio deste ano, o Ministério Público (MP-MA) encaminhou ofício para que o deputado Yglésio Moyses possa prestar esclarecimentos sobre a suposta fraude no certame, em local, dia e hora determinados por ele.

O MP-MA informou que já havia iniciado, no dia 26 de maio, a apuração sobre as denúncias de irregularidades.

Foram relatadas falhas na aplicação das provas, como fiscais ausentes das salas, suposto vazamento de gabarito preliminar, uso de celulares, favorecimento ilícito a determinados candidatos, além da utilização de materiais de baixa qualidade para confecção dos impressos e embalagens sem lacre.

Até o momento a banca CEPERJ não se pronunciou sobre as denúncias e problemas relatados tanto pelos candidatos, quanto pelo deputado Yglésio Moyses e sob investigação do Ministério Público.

Concurso Alema

O concurso da Assembleia ofereceu 66 vagas para 28.240 candidatos inscritos, uma média de 427 por vaga. Foram cobradas taxas de R$ 95 e R$ 140 para os cargos de nível médio e superior, respectivamente.

O certame deve sofrer alterações com a anulação da primeira etapa, e o novo cronograma ainda deve ser divulgado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias