EM TEMPO

Braide anuncia ações de emergência contra surtos de gripes na capital

Mais Centros de Saúde nos bairros estarão abertos em período estendido para atendimentos de H1N1 e H3N3.

Foto: Divulgação.

Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (3), o prefeito de São Luís Eduardo Braide divulgou ações emergenciais de atendimento para combater as síndromes gripais na capital maranhense. A medida é consequência do aumento de casos de Influenza Sazonal (gripes do tipo H1N1 e H3N2) no país e em várias cidades do estado.

A partir de quarta-feira (5), mais dois Centros de Atendimento às Síndromes Gripais Leves deverão entrar em funcionamento, de acordo com a Prefeitura. Quem necessitar de auxílio médico poderá procurar o Centro de Saúde Janaína (Vila Janaína) e o Centro de Saúde Thalles Ribeiro (Vila Esperança).

Além destes, os Centros de Saúde Carlos Macieira (Avenida dos Africanos), Genésio Ramos Filho (Cohab Anil IV) e Clodomir Pinheiro (Anjo da Guarda) também estarão recebendo pessoas com sintomas de gripe. O atendimento nos Centros de Atendimento às Síndromes Gripais Leves será ofertado todos os dias, de 8h às 17h.

Saiba as principais diferenças entre os sintomas de covid-19 e gripe

“Essas ações são um complemento do plano municipal de enfrentamento às síndromes respiratórias em nosso município. Além disso, também estamos fortalecendo nossas políticas de combate à Covid, de modo a evitar o surgimento de novos casos”, destacou Braide.

Atendimento a suspeitas de Covid

Mesmo sem nenhum paciente com Covid-19 internado na rede municipal de saúde de São Luís, a Prefeitura anunciou que, a partir desta terça-feira (4) as unidades mistas do Bequimão, São Bernardo, Itaqui-Bacanga e Coroadinho, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Rural e o Socorrinho do São Francisco farão o acolhimento, pré-triagem e separação de pacientes com sintomas característicos de coronavírus.

Para evitar aglomerações nas unidades, equipes de saúde extras compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem farão o atendimento imediato na parte externa das unidades, em estruturas montadas com tendas.

Em caso de teste positivo para Covid-19, o atendimento será prioritário e, havendo a necessidade de internação, adultos serão encaminhados para o Hospital da Mulher (quando o caso for considerado grave) e para a Unidade Mista do Bequimão (quando o caso for considerado moderado).

As crianças com diagnóstico positivo serão encaminhadas para o Hospital da Criança na Avenida dos Franceses (Alemanha).

Funcionarão também, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pontos de testagem da Covid-19 nos cinco terminais de ônibus da cidade: Praia Grande, Cohama, Cohab, São Cristóvão e Distrito Industrial/BR-135. Além dos terminais, os pontos onde a testagem vem acontecendo há semanas também continuarão ofertando o serviço gratuitamente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias