Evento

IFMA do Maracanã abre inscrições para II Jornada Gastronômica

O evento on-line será realizado nos dias 12 e 13 de janeiro.

M. Danyel-Reynolds (Suíça) e a Professora Gisele Schmid, na masterclass realizada na I Jornada Gastronômica. (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para a II Jornada Gastronômica “Le Goût du Monde”, promovida pelo Curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã.

O evento on-line será realizado nos dias 12 e 13 de janeiro, com participação de professores, pesquisadores e chefs de São Luís, São Paulo, Israel, Portugal e Suíça. A transmissão ao vivo acontecerá pelo canal TV IFMA Maracanã, no YouTube.

No dia 12 de janeiro, após a abertura oficial, haverá a palestra “As ações da Secretaria de Turismo e do Museu da Gastronomia”, com o secretário de Turismo do município de São Luís, Saulo Ribeiro. Em seguida, às 15h15, a Chef Laura Oliveira, de São Paulo, falará sobre “Como é ser mulher na gastronomia e no mercado de trabalho”.

A programação desse dia será encerrada pelo Chef Wyllie Dachtelberg, de Israel, convidado para contar sua experiência de “Como empreender em outro país sem dinheiro e sem língua nativa perfeita”.

O dia 13 de janeiro vai ser aberto pela apresentadora de TV suíça Annick Jeanmairet, com a palestra “Les recettes du monde entier dans l’émission culinaire Pique-Assiette” (As receitas de todo o mundo no programa culinário Pique-Assiette”, às 13h.

Logo depois, às 14h, a Chef Reymi Miazi vai ministrar a masterclass “Chahan: uma nova perspectiva do alimento mais próximo da fonte a partir da política de reaproveitamento”. Às 15h, a professora Paulina Matos, de Portugal, falará sobre “Gastronomia Molecular: a importância da ciência na lista de ingredientes da cozinha do século XXI”.

Ainda no segundo dia do evento, será ministrada a palestra “Uma perspectiva crítica sobre o ensino de Gastronomia no Brasil”, com o podcaster Mikel Maller, do Rio de Janeiro.

O evento vai ser encerrado com uma roda de conversa entre a Chef Márcia Ikemoto, que falará acerca da “Fermentação: ontem, hoje e sempre”, e o professor Deumas Oliveira, que abordará o tema “Sua vida, sua carreira e o cozinheiro do novo século”.

Le Goût du Monde

A primeira edição da “Le Goût du Monde” aconteceu de 26 a 29 de abril de 2020. O sucesso do evento realizado no ano passado impulsionou a organização da segunda Jornada gastronômica, que vai reunir profissionais renomados.

“Nossos convidados trarão abordagens importantes do universo gastronômico, destacando as novas tendências e suas especificidades, que são frutos de uma nova mentalidade, que passou a ver o alimento a partir de outra perspectiva”, antecipou a professora Giselle Melo, uma das coordenadoras do evento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias