CULTURA

Feira do Livro de São Luís começa nesta sexta com atrações culturais

A 14ª edição da Feira terá na programação atividades voltadas a leitores de todas as idades, lançamento de livros e performances de artistas.

Foto: Arquivo/Reprodução.

“A liberdade nasce na consciência” é o tema da 14ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), que começa nesta sexta-feira (3) até o dia 12 de dezembro, na Praça Maria Aragão – Centro, sempre das 10h às 22h.

A abertura está marcada para às 19h, com performances artísticas de personagens da literatura infantil, apresentação da Banda da Guarda Municipal e a conferência “Nascimento Morais Filho, o poeta, o homem em um só clamor”, a ser proferida por Natércia Morais Garrido.

Para a edição deste ano, foram convidados grandes escritores para a programação, como Fabrício Carpinejar, Martha Medeiros, Adriana Falcão, Jessé Souza, Rosa Amanda Strausz, Marilda Castanha e Ilan Bremanm.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, destacou a importância da Feira do Livro para a capital. “Trata-se de um momento de encontro entre leitores e escritores, uma troca cultural rica e motivadora, para fazer com que todos possam aproveitar o evento ao máximo, pois serão 10 dias de muitas e diversas atividades culturais com a presença de escritores maranhenses e nacionais”. 

Patrono e homenagens

O poeta, escritor e ambientalista ludovicense Nascimento Morais Filho foi o escolhido para ser o patrono da 14ª edição da FeliS, por sua trajetória de vida marcada pela dedicação à cultura, à literatura e às causas sociais. O escritor ocupou a Cadeira nº 37 da Academia Maranhense de Letras (AML).

A FeliS também prestará homenagens à Arlete Nogueira e Dagmar Desterro, ambas escritoras de grande relevância para a literatura maranhense. Arlete é poeta, cronista, professora mestra em Filosofia Contemporânea pela PUC do Rio de Janeiro. Escreveu obras como “Cartas da Paixão”, “Sal e Sol” e “Litania da Velha”, tendo esta última sido tratada em um curta-metragem.

Já Dagmar Desterro foi graduada em pedagogia pela Faculdade de Filosofia e em Direito, fez parte do Centro Cultural Gonçalves Dias e da Sociedade de Cultura Artística do Maranhão (SCAM). Dagmar exerceu o cargo de vice-presidente da Academia Maranhense de Letras e foi vice-reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Programação

A 14ª edição da Feira do Livro de São Luís terá na programação atividades voltadas a leitores de todas as idades. Espetáculos e performances infantis, lançamentos de livros de autores locais e nacionais, debates, oficinas e rodas de conversa também integram as atrações do evento.

A Feira do Livro de São Luís (FeliS) foi criada em 2005 com o objetivo de fomentar a tradição literária e cultural da capital maranhense, propiciar maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas e criativas em torno do livro e da mediação da leitura. A programação completa do evento, que seguirá até domingo (12), pode ser acessada no site saoluis.ma.gov.br.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias