campeonato regional

Maranhão busca o primeiro título da história do Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste Adulto de Atletismo

A última vez que foi realizada na capital Maranhense foi em 1997, quando o Amazonas foi campeão no masculino e Pernambuco venceu no feminino.

Foto: divulgação

Após 24 anos, a cidade de São Luís, no Maranhão, mais uma vez organizará o Troféu Adulto de Atletismo Manoel Trajano Norte-Nordeste, que acontecerá de sexta (24) a domingo (26) na pista Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A última vez que foi realizada na capital Maranhense foi em 1997, quando o Amazonas foi campeão no masculino e Pernambuco venceu no feminino. 

“Estamos trabalhando a todo vapor para receber o maior campeonato regional do País. Depois de muito tempo, é um prazer ser sede novamente da competição”, disse Fernando Donatan, superintendente de Esportes da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sedel). 

Aliás, a seleção maranhense vai lutar pelo primeiro campeonato da história. O estado tem uma equipe muito forte o, CT Maranhão, que é um projeto criado sob a lei de incentivo fiscal do governo, que inclui alto rendimento, descoberta de valor e categoria de base. Por meio dessa iniciativa, os atletas adultos passam a ser um espelho para os jovens que querem iniciar a carreira.  O CT Maranhão terminou em terceiro lugar no Troféu Brasil Loterias Caixa, em São Paulo, em junho, importante competição de clubes da América Latina. A equipe só ficou atrás do campeão Pinheiros-SP e do vice-campeão Orcampi-SP, na classificação geral.

“Nossa equipe este ano está indo com uma equipe bastante reforçada em busca de ganhar o título de campeão da competição, eu estou indo com um propósito este de dá o meu melhor independente de qualquer coisa, vamos em busca deste título.”, disse João Falcão, um dos representantes da equipe maranhense na competição.

O Maranhão escolheu uma verdadeira seleção brasileira, com pelo menos nove atletas que representaram o Brasil participando das Olimpíadas de Tóquio: Alexsandro Melo, Eduardo de Deus, João Henrique Falcão, Rodrigo Nascimento, Thiago André, Ana Carolina Azevedo, Geisa Coutinho, Izabela Rodrigues, Jucilene Sales de Lima e Mariana Grasielly Marcelino, as três últimas são as campeãs e reforços para as modalidades do disco, do dardo e do martelo. Além disso, a equipe tem recordistas, Bruno Lins (100 metros), com 10,33 metros, Flavio Gustavo Barbosa (200 metros), com 21,15 metros, Letícia Maria Nonato de Lima, 100 metros e 200 metros, com 11,86 e 23,85, respectivamente.

“A expectativa é a melhor possível, venho treinando muito para que tenha ótimos resultados, irei em busca não somente do título, mas também de grandes marcas pessoais, vamos em busca do título para a nossa equipe e para nossa cidade. Vai ser muito gratificante ganhar o título Norte-Nordeste de Atletismo em casa. E pode ter certeza que esses 3 dias promete, nossa equipe vem com ótimos atletas.”, disse Gabriela Mourão, representado do time CT Maranhão.

A Congresso Técnico da principal competição regional do país será no Auditório Rio Poty, na Avenida dos Holandeses, lote 2/5, bloco 32, Ponta D’Areia, em São Luís, a partir das 17h00, do dia 23. Três provas do decatlo – 100 metros, salto em distância e arremesso de peso – abrem a competição às 9h, do dia 24.  O Troféu leva o nome de Manoel Trajano, como homenagem ao professor, dirigente e árbitro, entre outras funções, falecido em novembro de 2015 em São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias