CABELOS

Como fazer o cronograma capilar com uma máscara

Dicas para realizar as três etapas do cronograma mesmo sem máscaras específicas

Foto: Reprodução

O cronograma capilar consiste em hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos. Com esses três tratamentos é possível cuidar de todos os problemas capilares, repondo os nutrientes naturais do cabelo que se perdem com o tempo.

Mas, nem sempre é possível ter produtos para usar em todas as etapas do cronograma. Pensando nisso, separamos dicas de como fazer o cronograma capilar com uma máscara.

Que máscara escolher?

Primeiro de tudo, é preciso escolher uma máscara que seja hidratante, pois ela pode se adaptar em todas as etapas.

Como seguir as etapas:

Imagem: Leíliane Lopez

1 – Hidratação:

Essa etapa é responsável por repor a água e os nutrientes perdidos por conta de fatores cotidianos, como os raios solares, chapinha, secador e outros. A hidratação é indispensável para quem quer cabelos brilhosos e macios.

Como a máscara já é indicada para hidratação, pode ser usada pura. Mas, se quiser potencializar o produto, alguns ingredientes indicados são: glicerina, bepantol, mel, cacau, banana, água de coco, amido de milho e açúcar.

2 – Nutrição

A nutrição é responsável por repor os lipídios dos fios, especialmente em cabelos secos por terem uma falta natural de sebo (gordura). Essa etapa reforçará a energia vital dos cabelos, que é desgastada pelos agentes externos, como sol, poluição, químicas e outros.

Para a nutrição, você pode optar por fazer uma umectação, que consiste em umedecer os cabelos com óleos vegetais. Outra opção é misturar sua mascara com óleos e manteigas naturais.

Opções para usar: óleo de coco, óleo de oliva, óleo de abacate, óleo de tutano, óleo de karité, óleo de argan, manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate, manteiga de macadâmia, manteiga de tutano, manteiga de murumuru,  manteiga de argan.

3 – Reconstrução

A reconstrução capilar é um tratamento eficaz para diversas agressões que fazem com que os fios fiquem fracos, quebradiços e ressecados. Tem o objetivo de devolver a vida aos cabelos e prevenir danos mais profundos aos fios.

Assim como na nutrição, nessa etapa do cronograma você pode misturar componentes reconstrutivos com sua mascara. Os mais indicados são: Queratina hidrolisada, creatinina, proteínas e aminoácidos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias