VIDA SAUDÁVEL

6 opções de exercícios para quem quer começar a entrar em forma

O carnaval passou e finalmente chegou a hora de colocar em prática o plano de entrar em forma

Muitas pessoas deixam para começar a praticar exercícios e fazer dietas depois do carnaval. Então, chegou a hora! Mas, antes de mais nada, é fundamental fazer um check-up com o seu médico para iniciar qualquer atividade física com segurança, principalmente se você é portador de doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.

Ciente de suas restrições, basta escolher por qual atividade física você vai começar. Existem exercícios ideais para quem está meio “enferrujado” começar bem. Separamos uma lista com essas atividades, para você escolher qual é a ideal de acordo com a sua necessidade.

Atenção: antes de iniciar o treino, faça um aquecimento para que o sangue circule e evite lesões.

Caminhada

Desde que não haja alguma restrição, qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer uma caminhada. Para isso, basta usar uma roupa e um calçado confortável (de preferência um par de tênis que seja adequado ao seu tipo de pisada) e ir para rua ou esteira.

Além dos benefícios para a saúde que contribuem para a longevidade, pesquisas mostram que essa atividade física combate a depressão.

Apesar de ser uma atividade que parece ser de baixo impacto, é necessário adotar algumas precauções. A principal é em relação à resistência e ao impacto no solo (no aparelho, são menores). O correto é pisar primeiro com o calcanhar e depois com as pontas dos pés, manter o abdome contraído e a respiração completa.

É importante começar gradativamente para condicionar o sistema cardiorrespiratório e depois aumentar aos poucos a velocidade e o tempo de prática.

Próxima »1 / 6
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias