CHOCOLATE OU BEIJO NA BOCA?

5 razões incontestáveis para comer chocolate sem culpa

Chocolate é como beijo na boca: quem tem é mais feliz, atesta nutricionista

Hoje é o dia desse queridinho da gastronomia. Foto: Divulgação

Basta a língua tocar no doce que logo uma incrível sensação de prazer toma conta do corpo inteiro, e a impressão é de que não dá para parar de comer. Essa é a descrição mais próxima do que milhões de pessoas ao redor do mundo sentem ao consumir o bom e tradicional chocolate.

Porém, ao longo do tempo, um ditado popular bastante comum encheu de culpa os chocólatras espalhados pelos quatro cantos do globo: “Tudo o que vicia só pode ser ilegal, imoral ou engorda”. Acontece que o vício em chocolate ocorre devido a uma propriedade nutricional do alimento responsável pela sensação de prazer. Sim, além de saboroso, o chocolate também faz bem à saúde!

Leia também: Dia do chocolate: 3 receitas deliciosas para fazer em casa

Mas calma! Nada de se antecipar e sair atacando caixas de bombom recheado por aí! “A maioria dos benefícios está no chocolate do tipo amargo ou do tipo meio-amargo, pois os chocolates ao leite tradicionais costumam ter muito mais açúcar do que cacau, o que pode causar problemas à saúde”, comenta a nutricionista Kátia Sousa, que aponta os chocolates com 60% e 70% de cacau como os mais indicados para consumo diário, pois contêm pouco açúcar e uma quantidade maior de antioxidantes, além de serem uma ótima fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês, por exemplo.

Para quem quer devorar chocolates sem culpa, a nutricionista preparou uma breve e importante lista com 5 razões incontestáveis para qualquer ‘chocólatra’ incluir o alimento na dieta de vez, sem exagero!

1. Chocolate é como beijo na boca: acalma e diminui o estresse

Comer chocolate gera, quase que imediatamente, uma sensação de conforto. Isso ocorre devido à presença de uma substância chamada polifenol-flavonóide, um antioxidante que estimula a produção de serotonina no organismo. “O nível dessa produção é semelhante ao que o corpo produz diante de um abraço longo ou durante um beijo na boca”, afirma Kátia Sousa.

2. Chocolate proporciona sensação de felicidade

A serotonina liberada no organismo por causa do polifenol-flavonoide é uma substância fundamental no sistema nervoso central, e está diretamente relacionada ao grau de interpretação da felicidade de cada pessoa. “Quem tem baixos níveis de serotonina costuma ficar com sensações de nervosismo, tristeza, depressão, irritabilidade, decepção, além de ter problemas para dormir e para se alimentar”, alerta a nutricionista.

3. Chocolate queima gordura

Por essa quase ninguém esperava, mas é a mais pura verdade: o chocolate amargo (ou meio-amargo) promove uma aceleração do metabolismo, ou seja, aumenta a quantidade de calorias que o organismo precisa para realizar as atividades diárias. “O chocolate amargo contém gorduras monoinsaturadas, que estimulam o organismo a usar mais energia dos estoques de gordura. Por isso, se a pessoa tiver uma dieta equilibrada, o corpo é pressionado a usar os estoques de gordura como combustível”, esclarece Kátia.

4. Chocolate regula e controla o apetite

O controle do apetite é algo fundamental na manutenção do peso corpóreo. Como consegue retardar a digestão, o chocolate amargo provoca a sensação de saciedade, o que evita outra sensação: a de fome. Além disso, os flavonóides auxiliam na resistência à insulina, o que ajuda a controlar as variações de açúcar no sangue e evita aquela vontade de comer mais imediatamente após o consumo de açúcar. O chocolate amargo também reduz a produção de grelina, hormônio responsável pelo aumento do apetite.

5. Chocolate protege o coração e combate o envelhecimento

Os antioxidantes presentes no chocolate lutam contra inflamações e combatem os radicais-livres, que levam ao envelhecimento do organismo; reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e aumenta as do colesterol bom (HDL); e, ainda, diminui a pressão sanguínea. Pronto! Com esse “kit” de benefícios, automaticamente, o chocolate previne obstruções nas artérias e infarto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias