DIA DO CAPOEIRISTA

Confira 7 curiosidades que talvez não saiba sobre a capoeira

O dia 3 de agosto é a data de quem ama e pratica a capoeira, é o dia do capoeirista

Praticando Capoeira. Foto: Reprodução

A capoeira é uma das manifestações cultuais mais fortes de nosso país, nesta segunda-feira (3) é o dia de quem tanto ama fazer a prática dessa luta misturada com dança e diversos outros elementos. Hoje é dia do capoeirista.

A capoeira tem suas origens no século 17, época quando ocorreram os primeiros movimentos de fuga e rebeldia dos negros escravizados. Mas é no século 19 que estão os primeiros dados e registros confiáveis e com descrições detalhadas sobre essa prática.

Existia uma hipótese de que a capoeira poderia ter surgido na África, porém acredita-se que tenha nascido mesmo no Brasil. Não importa o lugar, a capoeira se tornou simbolo de força e luta do povo negro brasileiro. A junção da dança, música, dramatização, brincadeira, jogo e espiritualidade tornaram ela uma expressão complexa, apaixonante, rica e cheia de curiosidades.

Separamos algumas dessas curiosidades que talvez você não saiba.

Curiosidades sobre a capoeira

1.     O gol de bicicleta utilizado no futebol teve influência dos movimentos da Capoeira.

2.    Havia prisão e trabalho forçado para quem fosse pego praticando capoeira na época da proibição, no Brasil República.

3.    Nas rodas os capoeiristas jogavam sem manchar o branco de suas vestes e sem deixar cair o chapéu. Era considerado um bom jogador aquele que conseguisse sair da roda com o terno impecavelmente limpo.

4.    Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.

5.    Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições. Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de chapas na urna ou na linguagem da época “emprenhava a urna”. Vencia as eleições o candidato que dispunha de maior número de capoeiras.

6.    Os capoeiristas costumavam usar calças boca de sino e no período em que a capoeira ficou proibida por lei. A polícia para detectar os capoeiristas colocava um limão dentro das calças do indivíduo. Se o limão passasse pelas pernas e saísse pela boca das calças, a pessoa era considerada capoeirista.

7.    Atualmente há aproximadamente nove milhões de praticantes de Capoeira no mundo, apenas 35% são mulheres.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias