ESPORTE

Marcelo Crivella determina suspensão do Campeonato Carioca

Campeonato fica paralisado até 25 de junho. Entretanto, horas após publicar o decreto, o prefeito reviu a decisão e suspendeu apenas os jogos envolvendo o Botafogo e o Fluminense

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou neste sábado (20/6) a suspensão do Campeonato Carioca até 25 de junho. A decisão foi publicada por meio de decreto, no Diário Oficial local. A competição havia retornado na última quinta-feira, com duelo entre Flamengo e Bangu.

Horas depois de publicar o decreto, entretanto, o prefeito reviu a decisão e suspendeu apenas os jogos envolvendo o Botafogo e o Fluminense, programados para segunda-feira (22), respectivamente contra Cabofriense e Volta Redonda.

A quarta rodada do returno do Estadual começou a ser disputada na quinta-feira, com a vitória do Flamengo sobre o Bangu por 3 a 0. Na sexta-feira, Portuguesa e Boavista empataram de 0 a 0. Neste domingo serão mais dois jogos: Madureira x Resende, 15h30, em Conselheiro Galvão, e Vsco x Macaé, às 16h, em São Januário.

O jogo de quarta-feira (24), entre Flamengo e Boavista, no Maracanã, está confirmado também. A decisão do Prefeito Crivella atende os desejos de Botafogo e Fluminense, que sempre foram contrários à volta do futebol no Rio de Janeiro antes do mês de julho.  Os dois clubes foram derrotados no último Arbitral da Federação e decidiram recorrer ao TJD-RJ, para que não fosse obrigados a jogar. Derrotados, buscaram recurso no STJD, mas a tentativa de mediação do Tribunal com os clubes e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) terminou sem acordo.

A decisão caberia ao presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, mas ela nem foi necessária a partir da publicação do decreto. O Tribunal ainda poderá se manifestar, mas não há prazo para isso. Os jogos Portuguesa x Botafogo e Macaé x Fluminense, programados para o dia 25, também estão suspensos.
O decreto diz que o objetivo é “adequar” os protocolos sanitários apresentados pelas Federações Esportivas ao protocolo sanitário municipal. 

O documento também aponta que, para o retorno das atividades esportivas profissionais, as demais modalidades esportivas deverão submeter protocolos sanitários e medidas preventivas específicas para a funcionalidade destas atividades. 


Volta polêmica

A retomada do Campeonato Carioca foi decidida em reunião do Conselho Arbitral do torneio, mas não foi unânime. Fluminense e Botafogo, inclusive, haviam avisado que se recusariam a entrar em campo em junho, acionando a justiça desportiva para obter o aval para essa decisão. Agora, então, o torneio estadual voltou a ser paralisado com a decisão de Crivella.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias