REPRESENTATIVIDADE

Mulheres maranhenses em destaque no cenário esportivo nacional

Num passado mais recente, alguns nomes permanecem na memória dos maranhenses pela maneira como representaram muito bem o estado lá fora

O Maranhão é um celeiro de grandes atletas nos esportes individuais e coletivos. A lista é imensa quando se trata da participação feminina ao longo dos anos, já devidamente registradas aqui, em outras reportagens. Num passado mais recente, alguns nomes permanecem na memória dos maranhenses pela maneira como representaram muito bem o estado lá fora, colecionando troféus e aparecendo como destaque na mídia nacional e internacional. Outras ainda se mantêm no anonimato.

Sem dúvida, Iziane (basquete) Ana Paula (handebol) e Júlia Nina (natação) são as mais conhecidas nacional e internacionalmente, hoje, pois têm uma história de luta e muitas conquistas registradas ao longo de suas vitoriosas carreiras. Mas, o Maranhão tem mulheres se destacando, também, em outros esportes, e até na arbitragem do futebol, com uma representante no quadro nacional da CBF.

Iziane

Divulgação

Uma das maranhenses que mais se destacaram nos últimos anos foi Iziane Castro Marques. Nascida na capital e moradora do bairro Liberdade, ela iniciou suas atividades esportivas no ensino fundamental, aos 12 anos de idade, praticando aulas de natação. Durante um campeonato local em 1997, duas técnicas do Osasco Voleibol Clube a conheceram e a convidaram para participar da divisão de base do time. Ela é prima de Pablo, zagueiro do Bordeaux, da França.

Sua performance atravessou fronteiras. Jogou pelo Miami Sol da Flórida (EUA), transformando-se na jogadora mais nova da Women’s National Basketball Association, aos 21 anos de idade. Em 2003 foi para o Phoenix Mercury e em 2005 jogou pelo Seattle Storm.

Com a Seleção Brasileira, foi campeã da Copa América em 2001 e terminou em quarto em duas competições internacionais consecutivas, nas Olimpíadas de 2004 e no Campeonato Mundial de 2006, sediado no Brasil. Pela seleção, anotou 870 pontos em 71 jogos, média de 12,3 pontos por jogo.

Em 2015 foi apresentada pelo Sampaio Basquete como parte da equipe montada para disputar pela primeira vez a LBF, sendo campeã em 2016. Sua paixão pelo basquete não a deixou ficar pouco tempo longe do esporte que abraçou. Hoje, aos 37 anos, ela dedica grande parte do seu tempo ao “Instituto Iziane Castro”, que atende cerca de mil crianças da comunidade da Liberdade. Além do basquete, as crianças têm reforço escolar, aulas de inglês e material escolar.

Próxima »1 / 6
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias