ESPORTE

Maranhense é a 2ª no ranking mundial de natação master

O segundo lugar no ranking mundial de Masters de Natação é da maranhense Letiana Telles. Ela conseguiu a conquista na temporada de 2019, categoria 30-34, nos 50m

Reprodução

Surpresa, feliz, e satisfeita pelo bom desempenho no ano de 2019. A atleta maranhense Letiana Telles, de 32 anos, foi ranqueada como a segunda melhor do mundo na categoria máster, 50 metros, pela Federação Internacional de Natação (FINA), com os dados dos resultados dos melhores tempos brasileiros que são enviados pela ABNM (Associação Brasileira de Masters de Natação), da qual ela é associada.

Letiana diz que começou na natação com 3 meses, na piscina do MAC (Maranhão Atlético Clube) com Denise Araújo, esposa do tio Osvaldo Telles e sempre teve incentivo e apoio dos meus pais Eduardo Telles e Analete Sousa para galgar a carreira.

No ano passado, mesmo com todas as dificuldades e desafios de ter que driblar a vida profissional com o esporte, Letiana teve um desempenho tão favorável, que resultou na segunda melhor posição do mundo. Foram 8 competições: 6 etapas do Circuito Maranhense e 2 etapas do Circuito Brasileiro; 46 provas nadadas: 44 ouros e 2 pratas; 5 Troféus de Melhor Índice Técnico; 27 Recordes, sendo 17 maranhenses, 6 Grão-Pará, 2 brasileiros, 2 Sulamericanos, e o troféu de Melhor atleta do ano na categoria 30+ do Circuito Maranhense Master de Natação.

Ela conta que só não foi para as quatro etapas do Circuito Brasileiro porque não conseguiu patrocínio. “Um feito desse para mim é muito gratificante, porque a gente faz alguns sacrifícios para participar das competições, estar a nível competitivo, então, nada mais honrado do que ter um resultado desses, tão significativo. É o nome do meu estado que eu levo. E ter conseguido esses tempos em casa, porque consegui no Circuito Maranhense, é algo inédito e ainda não caiu a ficha”, comemorou ela.

Com esse ranking ela pretende inspirar outras pessoas, os mais jovens, principalmente, que almejam um dia conquistar algo do tipo na vida. “Que a gente possa ser espelho para eles, criando uma disciplina… porque o esporte foi muito importa na minha vida. Gosto de ver outras pessoas motivadas por conta dos meus resultados. Isso representa mais para mim”, define.

Letiana começou a participar de competições com 6 anos nas categorias menores. Dos 9 aos 12 já participava de competições regionais e a partir dos 13 anos, das competições nacionais. Com 24 anos parou para priorizar a carreira profissional e outras atividades físicas. Com 29 anos voltou a competir e a ganhar títulos.

A gente faz alguns sacrifícios para participar das competições

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias