Jogos Escolares

JEMs 2015 reunirá 1,6 mil escolas maranhenses

A cerimônia de abertura oficial dos Jogos reuniu autoridades e atletas que se destacaram em competições nacionais e internacionais como o ex-jogador Zico

A 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (Jems) 2015 teve a abertura oficial na tarde ontem, 28, em uma cerimônia solene realizada no Ginásio Castelinho. O evento reuniu o governador do Maranhão, Flávio Dino, o vice-governador, Carlos Brandão, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, representantes do Moto Club e Sampaio Corrêa, e o ídolo do Flamengo, Zico. Além da presença de atletas que se destacaram em competições estaduais, nacionais e até internacionais.

Com o lema Esporte e Lazer para todos, o evento celebrou também uma marca histórica: a maior adesão de municípios participantes da competição estudantil. Em 2015 foram contabilizadas 1.600 escolas inscritas, média de 50 mil estudantes entre as 96 cidades que integram os jogos, número que supera em 50% a participação no ano de 2014, sendo que 23 destas irão disputar os jogos pela primeira vez.

O governador do Maranhão destacou a participação de onze municípios maranhenses que possuem o menor IDH do Brasil: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Belágua, Cajari, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra e Serrano do Maranhão. “Tenho certeza de que essa edição será um sucesso e que ao final todos serão vencedores. Ao fazer este lançamento estamos demonstrando a importância que nós damos para a política pública do esporte, na medida em que incentivamos o esporte comunitário, o esporte educacional, os bons valores de cidadania e as boas práticas educacionais. O esporte também tem a dimensão do alto rendimento, precisamos descobrir novos talentos para integrar as seleções maranhense e brasileira”, destacou o governador.

Flávio Dino ressaltou ainda os investimentos realizados em parceria com os gestores municipais e atletas visando o fortalecimento da prática esportiva, além da oportunidade de descobrir novos talentos para integrarem as seleções estaduais e brasileiras. “Alguns atletas já estão mais experientes e nós estamos investindo para formar outros”, acrescentou.

O ex-jogador de futebol e ídolo do Flamengo, Zico, também ressaltou a importância do incentivo à integração esporte/escola. “A prática esportiva aliada ao estudo traz benefícios a qualquer cidadão”, afirmou. Além da realização de um trabalho contínuo, ou seja, não apenas descobrir um talento, mas trabalhar para que este desenvolva e torne-se uma potência. “Nas competições nós descobrimos novos talentos, mas é necessário um cuidado a mais com o atleta”, destacou.

Os Jogos Escolares Maranhense são compostos de quatro etapas (municipal/metropolitana, regional, estadual e nacional). No total serão disputadas 22 modalidades, divididas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos). Só em São Luís 121 escolares aderiram ao evento esportivo. “São Luís também sedia este grande evento, que é um momento tradicional no calendário esportivo do estado e muito importante para juventude do Maranhão. O fomento à prática esportiva pelo governo do Estado é de grande valor na formação dos nossos jovens e no aperfeiçoamento das habilidades de nossos atletas”, destacou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado dos secretários Júlio França (Desportos e Lazer), Geraldo Castro (Educação) e Batista Matos (Comunicação).

A fase metropolitana será realizada no dia 2 de maio, com a participação de alunos dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. A etapa seguinte acontecerá em seis cidades: Passagem Franca, São Mateus do Maranhão, Imperatriz, Caxias, São Domingos e Pinheiro. A terceira etapa ocorre tradicionalmente em São Luís, e posteriormente, os vencedores seguem para a fase nacional, os jogos escolares da juventude.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias