HIGIENE E SAÚDE

Saiba como se livrar do mau hálito canino

As causas mais comuns de mau hálito são procuradas principalmente na boca do cão, embora possa ser um erro grave

Reprodução

Mau hálito em cachorro? Para começar, vale a pena salientar uma coisa: nenhum cachorro tem um cheiro particularmente agradável como um humano depois de escovar os dentes.

O mau hálito em cachorro, perceptível apenas quando o cão aproxima a boca do nosso rosto, não é motivo de preocupação. No entanto, qualquer mudança, e intensidade devem ser um sinal de alerta.

Causas

As causas mais comuns de mau hálito são procuradas principalmente na boca do cão, embora possa ser um erro grave.

O mau hálito em cachorro é frequentemente relacionado pelos donos ao fato de que o quadrúpede não tem os dentes limpos. Claro, isso é verdade, mas um cão saudável não tem um odor forte e persistente se a dieta for adequadamente balanceada.

Portanto, a primeira pista deve ser a comida que o cachorro come.

Uma dieta selecionada incorretamente, rica em carboidratos, geralmente causa um cheiro desagradável na boca do cão. Mas o que, além da dieta, pode causar mau hálito em um cachorro?

Os motivos podem ser:

  • faringite;
  • inflamação da cavidade oral;
  • tártaro acumulado;
  • doença gengival;
  • acidez;
  • problemas digestivos;
  • doença renal;
  • doença hepática;
  • diabetes;
  • coprofagia;
  • falta de profilaxia e higiene bucal do cão.

Como você pode ver, a lista é bastante longa. Em alguns casos, podemos ver a olho nu de onde vem o mau hálito do cão; Isso se aplica principalmente a gengivite, tártaro ou danos à língua, palato e dentro das bochechas.

No caso de insuficiência renal, um dos primeiros sintomas geralmente é um hálito com cheiro de urina. Por sua vez, o diabetes às vezes dá um hálito semelhante ao cheiro de maçãs em fermentação.

Idade avançada

Infelizmente, nossos irmãos menores também envelhecem. E quando perguntado por que um cachorro tem mau hálito, a resposta é simples: a velhice chegou.

Assim, com o tempo, os dentes começam a se deteriorar e os órgãos internos não funcionam mais com força total. Daí os aromas desagradáveis.

É necessário ter um cuidado especial com os animais de estimação que já ultrapassaram o limiar de 10 anos de vida: selecione cuidadosamente a dieta e mostre-a regularmente ao veterinário.

Problemas respiratórios

Quando uma infecção entra no sistema respiratório, a halitose se torna um dos sintomas que a acompanham. Tosse, febre e congestão nasal irão juntar-se ao mau hálito.

É necessário mostrar rapidamente o animal de estimação de quatro patas ao veterinário para que as complicações não comecem e a doença não se transforme em crônica.

Comida inadequada

Muitos criadores estragam seus animais de estimação com algo delicioso. O mau hálito de um cachorro fala e às vezes grita por causa de comida que não é adequada para ele.

A alimentação deve ser balanceada e variada. Os cães não devem comer doces: o açúcar não só destrói os dentes, mas também prejudica o fígado e os rins.

Além disso, o cão pode ter um odor na boca se tiver consumido algo vencido. Dê uma olhada no que você dá ao seu animal de estimação.

A comida não deve ser muito quente ou fria quando servida, o regime alimentar deve ser observado e alimentos ácidos não devem ser usados.

Tipos de odores desagradáveis

Existem diferentes tipos de odores fétidos que o dono do cão pode sentir. A natureza do “cheiro” ajudará a determinar a possível causa da halitose.

Cachorro com cheiro podre na boca

Uma explicação porque o cão cheira a podre na boca, são problemas com os dentes e com a mucosa oral. Mas é necessário estudar o animal de forma independente: verificar a presença de cáries, a integridade das gengivas, a presença ou ausência de placa.

Menos comumente, um aroma podre ocorre em conexão com a interrupção do trato respiratório ou com o aparecimento de diabetes mellitus. É importante não hesitar e levar o cão ao hospital veterinário para exames iniciais de urina e sangue.

Cheiro de acetona – diabetes mellitus

Aparece principalmente no diabetes mellitus. Soma-se a isso sintomas como:

  • sede;
  • perda/ganho repentino de peso;
  • letargia e apatia;
  • coceira.

Se você viu que surgiram pequenas úlceras na pele e o animal começou a beber muito líquido, deve levar o animal rapidamente ao hospital.

Seu animal de estimação precisará de cuidados de suporte ao longo de sua vida, pois o diabetes é incurável. Portanto, é muito importante encontrar um bom especialista para aconselhamento profissional.

Mau hálito do cachorro com cheiro de metal ou sangue
Normalmente o sangue cheira assim, um aroma específico é emitido por pequenas feridas na boca ou na laringe.

Cuide de encontrar um dentista canino e marcar uma consulta.

Os filhotes podem sangrar se tiver dificuldade para trocar os dentes. Se você tiver um cão adulto, precisará passar por vários testes, incluindo fezes.

Mau hálito do cachorro com cheiro de peixe

Ocasionalmente, o proprietário sente o cheiro de peixe. Assim, isso pode ser o resultado de alimentos que são muito cheirosos (e muitas vezes proibidos para cães) ou ficam presos entre os dentes.

Um cheiro semelhante é um sinal de doença da gengiva e da cavidade oral. Examine as gengivas em busca de inflamação e úlceras, em caso de vermelhidão e ainda mais supuração, consulte um médico.

Algumas perturbações no sistema endócrino levam ao aparecimento de halitose.

Prevenção

Como prevenir o mau hálito em cachorro? Existem pelo menos uma dúzia de maneiras.

Mas claro, a base são as visitas regulares ao veterinário e a realização – além dos exames gerais – também de exames preventivos na forma de morfologia ou exames de urina e fezes.

Podemos cuidar do hálito do cão em casa, antes de mais nada, escolhendo uma dieta com as proporções corretas de nutrientes, bem como servindo o cão com guloseimas duras que vão ajudar na remoção do tártaro.

Além disso, vale a pena cuidar do hábito do cão de escovar os dentes como medida preventiva.

Também vale a pena checar a boca do cachorro regularmente, especialmente depois de brincar com, por exemplo, gravetos, cujas partes afiadas podem grudar nos tecidos moles, causando dor e desconforto, e se tornando um criadouro de bactérias.

Também é importante prevenir episódios de ingestão de fezes de outros animais, ou seja, coprofagia, também por razões de saúde. Por fim, não atrase a visita ao veterinário quando seu cão começar a se comportar de maneira perturbadora ou quando o mau hálito dele causar danos.

O que fazer se o mau hálito for um sinal de doença?

Se o mau hálito no cachorro piorar e seu cão apresentar sintomas adicionais, como dor durante a alimentação, letargia, apatia ou até mesmo falta de apetite, você deve consultar um veterinário que irá determinar a causa do mau hálito e aplicar tratamento eficaz.

O mau hálito é apenas um sintoma de uma doença, portanto, primeiro encontre e elimine a causa do cheiro. Testes adicionais podem ser necessários, incluindo hemograma, ultrassom, raio-X de órgãos internos, cultura ou um antibiograma.

No caso de doenças que afetam a cavidade oral, deve-se utilizar durante o tratamento uma dieta composta por alimentos fáceis de mastigar.

Alimentos enlatados úmidos ou secos previamente embebidos em água podem ser úteis. Como os problemas de dente e gengiva são dolorosos, seu cão pode não querer comer pedaços duros de comida porque sente dor ao morder.

Após o tratamento, vale a pena retornar ao alimento seco, que remove mecanicamente os restos de alimentos e sedimentos da superfície dos dentes enquanto mastiga as partículas do alimento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias