SÃO SEBASTIÃO

Cruzeiro do Anil: 90 anos de festejo

Programação religiosa vai até o dia 20 de janeiro, dia do Santo, encerrando com carreata pelas principais ruas do bairro do Cruzeiro do Anil, em São Luís

Reprodução

Para a comunidade católica, fiéis e devotos de São Sebastião,  o mês de janeiro está sendo especial com uma programação litúrgica que se iniciou, em algumas paróquias e igrejas, desde o dia 11, com as restrições e limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

Na Igreja de São Sebastião, no Cruzeiro do Anil, a comunidade celebra os 90 anos do festejo dedicado ao padroeiro do bairro. A comunidade tinha se preparado para uma grande festa em celebração a essas nove décadas, mas que não está sendo possível realizar, obviamente, por causa da pandemia de Covid-19. Assim, muitas atividades que eram tradicionais, como o largo cultural, o jantar, o café fraterno, e a corrida rústica, deixaram de acontecer.

Este ano, o festejo tem como tema,  “Com São Sebastião celebramos 90 anos de testemunho e missão cristã”; e o lema, “Procurai o que é agradável ao Senhor”. A programação diária este ano está sendo estritamente litúrgica, seguindo todas as orientações obrigatórias. Até o dia 19 a programação começa às 6h com alvorada na frente da igreja. Às 18h30 tem a  novena a São Sebastião e às 19h30 a Santa Missa. No dia 20, dia do padroeiro, a Santa Missa será às 7h30. Às 17h30 tem a Missa Solene e em seguida, o encerramento do festejo com carreata pelas principais ruas da comunidade. As celebrações são transmitidas pelos canais oficiais da igreja no Youtube e Instagram.

André Lopes, que é coordenador da Pastoral da Comunicação da Comunidade São Sebastião do Cruzeiro do Anil disse que o momento é de fé para que todos possam passar pela pandemia. “Estamos celebrando 90 anos de tradição, 90 anos de missão, 90 anos de fé e testemunho cristão em nossa comunidade e também estamos com um grande desafio, passando por esse momento de pandemia, com várias restrições. Este ano estamos sem  o nosso tradicional largo, sem o tradicional jantar, mas ao mesmo tempo com muito fervor e pedindo a Deus que esse momento passe com a intercessão de nosso padroeiro, São Sebastião”, disse.

Dentro da igreja o número de fiéis é reduzido. E para quem quiser acompanhar a celebração ao ar livre, do lado de fora, em frente à igreja,  foi montada uma estrutura montada com tendas, cadeiras e telão para a  transmissão da Missa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias