PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Centro histórico: Largo do Carmo recebe monumentos restaurados

Espaço que é composto pela Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno, recebeu de volta o busto do frei Carlos Olearo e o relógio, cartões-postais da capital

Reprodução

Dois monumentos históricos do Largo do Carmo, o relógio e o busto do frei Carlos Olearo, que haviam sido retirados pela Prefeitura de São Luis para restauração, voltaram a ocupar seus lugares no logradouro que passa por ampla reforma realizada pela Prefeitura por meio do programa São Luís em Obras.

Outra obra que estava em reparo é a estátua de João Lisboa, que devido ao tamanho e peso, foi restaurada no próprio canteiro de obras. Todos estes monumentos estão, agora, protegidos por lonas plásticas, enquanto é finalizado o restante dos serviços. A obra, que compreende ainda a reforma da Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno, conta com a parceria do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e será mais um presente da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para população e para a cidade que, no último dia 08, completou 408 anos.

“O Centro de São Luís recebe o maior investimento da sua história. Na região estamos readequando e modernizando espaços públicos de extrema importância para a cidade, o turismo e a geração de renda. Um exemplo é esta área que compreende a Praça João Lisboa, Largo do Carmo e a Rua de Nazaré, onde está sendo feito um trabalho amplo de reforma e de restauração, como o famoso relógio em frente à Igreja do Carmo, que havia sido retirado para reparos e já está de volta ao seu lugar, assim como o busto do frei capuchinho Carlos Olearo. Em breve estaremos entregando toda esta área, totalmente reformada, para a cidade”, disse o prefeito Edivaldo.

Sobre o restauro do relógio, o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho, disse que prefeito Edivaldo vai devolver para a população, um relógio totalmente requalificado que passa a compor o novo cenário do Largo do Carmo. Ele pontou que até o final da semana será concluída a montagem do relógio, que agora ganha novos elementos para dinamizar o seu funcionamento. “O novo maquinário contempla desde o ponteiro, numeração, passando pela composição dos quadros laterais, e finalmente o funcionamento que será com a tecnologia Tok Mestre, ou seja, funcionamento elétrico e bateria”, completou.

Relógio da João Lisboa foi todo recuperado

No local das obras, já foram concluídos boa parte dos serviços como a recuperação do piso em mosaico de pedras de cantaria, bem como o novo piso do perímetro das praças, que agora é de granilite (tipo de concreto de alta resistência) e está passando por processo de polimento, nesta semana.

Também já foi concluída a instalação dos postes de iluminação, que recuperaram as formas originais, feitas de ferro fundido, devolvendo as características históricas do logradouro. Os bancos de madeira e os de concreto foram recuperados e compõem o ambiente da praça. No aspecto paisagístico, já foi replantada a grama dos canteiros centrais e no entorno da estátua de João Lisboa.

Ontem (14), as equipes da Prefeitura trabalhavam na recuperação do pavimento de paralelepípedos das vias no entorno da Praça João Lisboa, isto é, o trecho da Rua do Sol que vai da frente do Teatro Arthur Azevedo até a esquina do prédio dos Correios. Da mesma forma está ocorrendo no trecho da Rua do Egito, ao lado da agência da Caixa, assim como no trecho da Rua de Nazaré que liga a Praça João Lisboa à Praça Benedito Leite.

Conjunto arquitetônico

Com mais de 12 mil metros quadrados de área, o espaço que compreende a Praça João Lisboa, Largo do Carmo e Rua de Nazaré é uma as regiões mais antigas da cidade e foi palco de importantes eventos da história de São Luís. A reforma estrutural que está ocorrendo no logradouro incluiu, ainda, toda rede elétrica, hidráulica e as galerias para escoamento da água das chuvas, novas luminárias, lixeiras e bancos. O conjunto também está ganhando nova sinalização turística e placas contando a história do espaço e dos monumentos que o compõem.

“Todos os investimentos feitos até agora, frutos da parceria das ações da Prefeitura com o IPHAN, têm obtido sucesso e os resultados estão à mostra. Além do trabalho que está sendo realizado na revitalização do Largo do Carmo e Praça João Lisboa, há também as ações que ocorreram anteriormente, como a readequação da Rua Grande, Praça Deodoro e do Panteon, entre outras. Importante lembrar que todas estas obras estão sendo executadas observando-se os aspectos da preservação do patrimônio arquitetônico original, harmonizando-se com as necessidades atuais de mobilidade e acessibilidade para pessoas com capacidade de locomoção limitada como idosos e portadores de necessidades especiais”, destacou o superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary.

A recuperação da região central de São Luís é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. No início de agosto, a Praça da Bíblia foi reinaugurada após passar por ampla reforma. Ainda em agosto, no dia 22, abrindo as comemorações pelos 408 anos de São Luís, foi reinaugurado o Parque do Bom Menino. No início deste mês, também como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, foi reinaugurado o Estádio Municipal Nhozinho Santos.

Estão em obras de reforma, ainda, o Mercado das Tulhas e as praças da Misericórdia e da Saudade, e a Fonte do Bispo, que está sendo totalmente urbanizada. Todas estas obras serão entregues até o fim do ano, marcando os 408 anos de São Luís como um ano de grandes obras entregues à cidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias