CULTURA

Murais artísticos do Parque Bom Menino são restaurados

A obra contempla ainda a reforma de espaços como o ginásio, a quadra poliesportiva, e quiosques

Reprodução

A reforma do Parque do Bom Menino, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do programa São Luís em Obras, está em ritmo acelerado. Além da readequa­ção de toda a estrutura, também há uma preocupação da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior em manter a originalidade de aspectos característicos do espaço, presentes desde sua construção, na década de 1960, como é o caso dos murais artísticos presentes nas paredes inter­na e externa do anfiteatro. A restauração desses murais está sendo feita por dois dos nove filhos do autor, o au­todidata Antônio Alves de Almeida (1922-2009), im­portante nome para a arte maranhense.

“A pintura de Antônio Almeida é uma importante obra dentro do Parque do Bom Menino que está sendo totalmente reformado por meio do programa São Luís em Obras. Em conjunto com os filhos do autor, estamos restaurando os murais, que representam muito bem anossa cultura. Com isso, quisemos preservar tam­bém a história que esses murais imprimem, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecê-la”, destacou o prefeito Edivaldo. Um dos murais retrata o bum­ba meu boi do Maranhão, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Hu­manidade, e o outro tem como tema brincadeira de criança.

De acordo com uma das filhas do autor dos murais, os trabalhos do pai foram, por muito tem­po, desvalorizados e quase que sucumbiram à ação do tempo. “Em outras intervenções, em anos passados, os murais não foram vistos como deve­riam. Eles estiveram aban­donados por muito tem­po, apesar da história que contam, do que represen­tam para a nossa história”, contou a professora Holân­dia Almeida.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias