SÃO LUÍS

Iniciado processo de restauração da Praça João Lisboa e Largo do Carmo

A estátua do Frei Capuchinho Carlos Olearo e o relógio foram retirados para reparos enquanto a imagem de João Lisboa, devido ao seu grande porte, será restaurada no local

A. Baeta/ Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís iniciou a etapa de restauro dos monumentos que integram as obras de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno, no Centro Histórico de São Luís. Nesta etapa da obra, o tradicional relógio e a estátua do Frei Capuchinho Carlos Olearo foram recolhidas para restauração e, no caso da estátua de João Lisboa, pelo tamanho e peso, será restaurada no próprio local onde está fixada. Simultaneamente, as equipes dão continuidade às etapas estruturantes pensadas para o espaço. A obra do complexo é uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

As peças foram retiradas nesta terça-feira (21). Elas devem passar por um delicado processo de recuperação, pois o principal objetivo é manter a originalidade. No caso do relógio, que tem base em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, será feito reparo em toda sua moldura e proteção, já que estava deteriorada, inclusive pela falta de reparo, assim como a peça que traz a imagem do Frei Capuchinho. Feita de bronze, a estátua já estava sofrendo com ação do tempo, com base de cobertura toda descascada.

A. Baeta/ Agência São Luís

“A restauração dos monumentos que integram o complexo João Lisboa e Largo do Carmo é uma importante ação de valorização do nosso patrimônio por tratar-se de importantes símbolos de nosso município. Vamos entregar um espaço revitalizado e com uma história ainda mais viva para que as gerações futuras possam conhecer. Trata-se de uma obra com grande significado, o qual fazemos questão de preservar”, destacou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A. Baeta/ Agência São Luís

De acordo com o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, as peças são símbolos importantes para o espaço, sobretudo para a história da cidade. “O relógio e a imagem do Frei Capuchinho, que são mais leves, foram retiradas e vão passar por uma recuperação completa, para que durem por muito mais anos. No caso da estátua de João Lisboa, por ser de uma proporção maior, vai ser recuperada na praça mesmo, durante toda a etapa estruturante, que segue avançando para que, em breve, entreguemos mais esse logradouro público renovado”, destacou.

Mauricio Alexandre/ Agência São Luís

A obra

As ações de revitalização do complexo Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno fazem parte do programa São Luís em Obras, iniciativa que amplia os investimentos realizados pela gestão do prefeito Edivaldo na região do Centro Histórico de São Luís. Todo o piso atual da área já foi retirado e está sendo substituído pelas novas peças, de acordo com especificações estabelecidas pelo IPHAN. Também já foram executados os serviços de construção da rampa de acesso à Igreja do Carmo e a remoção dos bancos para revitalização.

Biné Morais/ Agência São Luís

O processo de revitalização do local ainda prevê novo projeto de paisagismo, ampliação dos espaços para pedestres, de acordo com as devidas normas de acessibilidade e uniformização do pavimento, além do reordenamento dos serviços de engraxate. Os abrigos da Praça João Lisboa também serão amplamente reformados e terão banheiros públicos à disposição.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias