FICA A DICA

7 dicas de como deixar suas apresentações mais criativas

Separamos algumas dicas para deixar suas apresentações mais criativas e prender a atenção dos espectadores

Vai fazer uma apresentação virtual ou presencial e não sabe como cativar o público? Bate o desespero só de imaginar as pessoas mexendo no celular e conversando com os outros enquanto você fala? Acredite, essa é uma situação comum em apresentações que não são planejadas e executadas corretamente.

Uma ferramenta bastante eficaz para auxiliar nesse processo é o slide ou slideshow – projeções estáticas ou animadas que servem para complementar uma oratória. Por isso, separamos 7 dicas para deixar suas apresentações mais criativas e prender a atenção dos espectadores.

Faça um planejamento

Planejar a apresentação é primordial para ter um bom desempenho

Perceba qual seu público de interesse, isso irá garantir uma apresentação direcionada. Pergunte-se: para quem irei falar? Qual faixa-etária? Qual escolaridade? Quais as possíveis vivências? Qual tipo de linguagem? Saiba quais recursos estão disponíveis para uso, se no local tem retroprojetor, televisão, computador, tablet, cada dispositivo influencia na experiência de quem visualiza o material. Elabore um roteiro com a ordem dos assuntos que serão abordados e defina um objetivo para apresentação. Gostaria de entreter? Refletir? Informar? Ensinar? Essa perspectiva deve ser o foco do seu discurso.

Conte uma história

Durante a apresentação o roteiro deve estar alinhado com a narrativa da história

Cada slide é um episódio de uma história. Todo bom filme tem um início, começo e fim coerente. Numa apresentação não é diferente, o roteiro deve estar alinhado com a narrativa da história. Por isso, pesquise quais assuntos deverão ser trabalhados antes de executar sua apresentação, a ordem dos mesmos, sem esquecer de destacar pontos positivos e negativos da temática. Fique atento ao tempo, falar sozinho por muitos minutos pode desfocar o espectador, dessa forma é indicado um “respiro” a cada cinco slides com perguntas, demonstração de cases, vídeos e dinâmicas.

Tenha cautela com o texto

Excesso de texto pode ser altamente prejudicial na hora da apresentação

Evite usar mais de uma fonte no mesmo texto, a estética ajuda na absorção do conhecimento. Assim, excesso de texto pode ser altamente prejudicial na hora da apresentação, dê preferência para estrutura de tópicos ou frases fundamentais. Às vezes, menos é mais. Cuidado com o tamanho da fonte, as palavras devem ser visíveis. Caso queira destacar algo importante, utilize o negrito, itálico e cores. Não deixe de embasar teoricamente seu conteúdo, a narrativa ganha força ao citar fontes de autores e referências no campo em questão. Sempre que possível associe fotos/vídeos com as frases, e por favor, tenha cuidado com erros de português. Dicas de bancos de imagens gratuitas: pixabayfreepikpikwizardpexelsiso republicflaticon.

Use as cores a seu favor

Cada cor utilizada revela um significado na hora da apresentação

As cores possuem significados e aguçam nossos sentidos. Veja a seguir uma lista simples com os principais significados de algumas cores.

  • VERMELHO: paixão, vigor, velocidade, raiva
  • LARANJA: revigoramento, vivacidade, diversão, energia
  • AMARELO: amizade, felicidade, juventude, animação
  • VERDE: natureza, crescimento, equilíbrio, refrescância
  • AZUL: conhecimento, tranquilidade, segurança, verdade
  • ROXO: realeza, autoridade, espiritualidade, sabedoria
  • ROSA: amizade, zelo, suavidade, cultivo
  • MARROM: seriedade, atenção, dureza, confiabilidade
  • BRANCO: pureza, virtude, paz, claridade
  • PRETO: luxo, formalidade, glamour, segredo
  • CINZA: maturidade, compromisso, compostura, imparcialidade

Busque referências e se inspire 

Busque se inspirar em apresentações e palestras de pessoas renomadas ou que tenham alguma representatividade no assunto

Faz parte do estudo pesquisar referências, então busque sempre se inspirar em apresentações e palestras de pessoas renomadas ou que tenham alguma representatividade no assunto abordado. Selecione os melhores e analise o que pode ser utilizado e como será encaixado na sua apresentação. Sugerimos que visite no YouTube o canal TED – série de conferências que acontecem na Europa, Ásia e nas Américas. Eles possuem uma dinâmica de apresentação criativa e interativa, com o slogan: “Ideias que merecem ser disseminadas”.

Invista em gráficos para dados estatísticos 

Os gráficos facilitam o entendimento do espectador quando se trata de dados estatísticos

Os gráficos facilitam o entendimento do espectador quando se trata de dados estatísticos, pois nem sempre se está falando para um público de Exatas, não é mesmo? A ideia principal é passar um resultado de pesquisa de forma simples, rápida e coesa. Uma das finalidades dos gráficos também é mostrar um panorama comparativo de realidades temporais, ou seja, propiciar ao leitor uma noção quantitativa de crescimento ou decréscimo a partir de meses ou anos.

Na pressa, recorra a sites de layouts adaptáveis

Os layouts adaptáveis oferecem uma grande ajuda na hora da apresentação de acordo com o design mais compatível com seu propósito.

Geralmente, recebemos a proposta e, em seguida, montamos previamente a apresentação. Mas imprevistos acontecem. Imagine que seu supervisor lhe chamou para uma reunião em que deveria explicar para os membros da equipe a nova identidade institucional! Contudo você tem apenas 40 minutos para montar sua apresentação. Desesperador? Calma!

Nesse caso, é indicado que recorra a sites de layouts adaptáveis, assim basta alterar as informações, cores e escolher o design mais compatível com seu propósito. Indicamos o Canva e o Slides Carnival – plataformas que disponibilizam modelos, imagens, GIFs e áudios gratuitos para qualificar sua apresentação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias