MARANHÃO

Senai disponibiliza cursos gratuitos de indústria

Ao total, a plataforma do SENAI oferta 11 cursos de aperfeiçoamento para qualificar os profissionais que vão trabalhar com tecnologias da indústria 4.0.

Reprodução

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) disponibiliza na plataforma Mundo SENAI, diversos cursos voltados a Indústria 4.0, onde os trabalhadores industriais e a comunidade em geral têm a oportunidade de participar de cursos rápidos e gratuitos para entender conceitos, oportunidades e riscos da quarta revolução industrial.

Ao total, a plataforma do SENAI oferta 11 cursos de aperfeiçoamento para qualificar os profissionais que vão trabalhar com tecnologias da indústria 4.0.

Os alunos terão conhecimentos introdutórios em temas como inteligência artificial, big data, internet das coisas, segurança cibernética, entre outros. Na lista está o curso online “Desvendando a Indústria 4.0”, que será ofertado gratuitamente, dentre outros.

Produtividade

A “Carta Indústria 4.0”, na qual o SENAI avalia que a também chamada manufatura avançada é a “grande oportunidade que a indústria brasileira precisa para se tornar mais produtiva. 

Processos mais ágeis representam maior produtividade, que, por sua vez, reflete-se em maior investimento e mais empregos. 

É o caminho para o desenvolvimento do País”, afirma o documento. “É preciso ver este momento não como ameaça, mas como uma grande oportunidade de tornar o setor industrial mais produtivo e inovador e, consequentemente, mais competitivo”, completa.

De acordo com o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, a iniciativa busca estimular a atualização tecnológica no Brasil e no Maranhão o mais rápido possível. 

“O Sistema Indústria tem uma preocupação nesta nova fase, que é a 4.0 e alguns já falam em 5.0, que é ajudar a indústria brasileira a se inserir de uma forma muito rápida. As indústrias que vão sobreviver são as que vão investir em tecnologia e inovação”, afirmou Arruda destacando a importância do tema, pois segundo ele as indústrias que vão sobreviver são as que vão investir em tecnologia e inovação.

O diretor-geral do SENAI afirmou ser importante que as empresas entendam onde estão situadas em termos de maturidade na adoção de métodos, técnicas e estratégias em indústria 4.0. Com base no diagnóstico, serão traçados planos de digitalização específicos a cada uma. 

Segundo ele, mais de mil consultores e mais de 500 pesquisadores, presentes em todo o Brasil, estarão disponíveis para prestar consultoria às empresas interessadas na atualização tecnológica. 

“O maior desafio da indústria é se preparar para as transformações da indústria 4.0. A indústria precisa ser a protagonista desse processo e o SENAI está pronto para ser seu principal parceiro nessa trajetória, seja na formação de recursos humanos ou na oferta de serviços técnicos e tecnológicos”, explica Arruda.

O que é a Industria 4.0

A indústria 4.0 é a nova fronteira da produção industrial e tornará a forma como se produz hoje obsoleta. Neste modelo, tecnologias ganham maior integração e há uma fusão entre os mundos físico e virtual, criando sistemas chamados ciberfísicos. A principal diferença em relação às demais revoluções industriais está na velocidade das transformações produzidas pela digitalização.

As principais tecnologias envolvidas são: internet das coisas, robótica avançada, impressão 3D, manufatura híbrida, big data, computação em nuvem, inteligência artificial e sistemas de simulação virtual. 

A combinação entre as tecnologias abre um leque inédito de possibilidades, novos negócios e solução de antigos problemas, como acesso remoto à saúde, cidades inteligentes, mobilidade urbana, geração de energia a partir de novas fontes, entre outros.

Para conhecer mais sobre os cursos do Programa SENAI 4.0, acesse o link https://loja.mundosenai.com.br/senainacional/ e realize sua matrícula.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias