EDUCAÇÃO

Enem 2020: Provas serão realizadas em janeiro e fevereiro de 2021

Para o MEC, a data escolhida não prejudicará o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre de 2021

© Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na tarde desta quarta-feira (8), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em coletiva de imprensa, informaram que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 deverão serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021.

Leia também:

Segundo o MEC, as datas escolhidas para as provas escritas foram 17 e 24 de janeiro e as na versão digital 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação das provas, que acontece quando há um problema de logística, acontecerá em 24 e 25 de fevereiro.

Para o MEC, a data não prejudicará o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre de 2021. Os resultados serão divulgados na internet até o dia 29 de março.

O Enem 2020 teve que ser adiado por conta da suspensão das aulas presenciais e fechamentos das escolas em todo o Brasil devido a pandemia do novo coronavírus.

Antes de definir as datas, representantes do MEC e do Inep se reuniram, semana passada, com membros do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Enquete

A data escolhida pelo MEC difere do resultado da enquete realizada pela entidade com os estudantes que realizarão o exame. Segundo os dados do MEC, para 49,7% dos estudantes, o Enem impresso deveria ser aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. Um total de 1.113.350 de pessoas participaram da enquete, o que representa 19,3% do total de inscrições confirmadas (5.783.357) no Enem 2020.

Prouni 2020.2

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as vagas para o Programa Universidade para todos (Prouni 2020) já estão disponíveis para consulta. Podem se inscrever os participantes que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no ano passado.

Os interessados em concorrer a uma vaga pelo Prouni devem realizar a inscrição por meio do site do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br/). As inscrições no programa de bolsas de estudo poderão ser feitas entre os dias 14 e 17 de julho.

Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está recebendo inscrições até esta sexta-feira (10). Nele, a consulta às bolsas disponíveis também pode ser realizada pelo nome do curso, pela cidade ou instituição de ensino. Até sexta-feira (10) serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias