NEGÓCIOS

Mercado imobiliário no Maranhão tem projeção de alta apesar da pandemia

Mesmo com as dificuldades, o setor no estado conseguiu se sair bem, principalmente em relação às vendas

Foto: Karlos Geromy

A pandemia do novo coronavírus ocasionou o fechamento de muitos empreendimentos no país devido ao isolamento social. Por conta desse impacto na economia, o mercado imobiliário pensou estar em uma situação preocupante. No entanto, o setor se deparou com um cenário diferente do que era esperado, tendo crescimento de 0,19% no país até o momento, segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Maranhão (Creci/MA), Francisco de Assis Cordeiro.

A projeção de mercado no Maranhão é que, mesmo com a pandemia, o mês de dezembro feche com uma ordem de 1.5% nas vendas e 1.3% na locação. Além disso, a expectativa é que se tenha um maior crescimento a partir de 2021, ressalta o presidente do Creci/MA.

No Maranhão, durante a pandemia, Francisco de Assis explica que apesar das dificuldades, o mercado imobiliário conseguiu se sair bem, principalmente em relação às vendas. “O aluguel teve a sua importância, mas as vendas tiveram um nicho bom de mercado. Conversando com algumas pessoas sobre esse assunto, estão sendo fechados no Maranhão negócios de imóveis de pequeno, médio e até mesmo de grande porte”, explica.

O presidente do Creci/MA ressalta ainda que, no estado, a pandemia atingiu com força inicialmente a locação comercial, o que trouxe dificuldades para o setor, que já sofre com uma alta carga de impostos, mas que aos poucos está se recuperando. “Muitos empresários fecharam suas lojas e perderam poder aquisitivo durante a pandemia. Por isso, essa retomada da locação comercial está se dando gradativamente”.

No entanto, mesmo com algumas dificuldades, Francisco de Assis explica que o mercado local imobiliário conseguiu se comportar bem no geral e segue projetando alta. “Os canteiros de obras estão voltando a trabalhar, os estandes abrindo para vendas, as imobiliárias já estão abrindo as portas e assim o mercado vai se comportando devagarinho, sempre almejando sucesso”, explica.

Expectativa de recuperação

De acordo com Francisco de Assis, a perspectiva para o mercado imobiliário é muito boa por ser um setor que consegue se reinventar. “Esse mercado já passou por várias crises e, apesar disso, sempre estamos nos reinventando. Para nossa surpresa, saindo do mês de junho e julho e adentrando agosto, o mercado tem, no país, uma nova perspectiva de 1.2% até 1.5% do aumento de volume de negócio”.

As apostas do setor imobiliário são na indústria da construção civil, que é a bola propulsora da economia do país, sendo responsável por 18% do PIB interno bruto do Brasil, ressalta o presidente da Creci-MA.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias