ECONOMIA

Não quer receber saque emergencial do FGTS? Saiba o que fazer

A partir do dia 19, trabalhador que não deseja receber o recurso pode informar a Caixa ou esperar que o valor debitado retorne à conta de origem

Modalidade permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal liberou, nesssa segunda-feira (15/6), as consultas sobre o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os trabalhadores com direito a receber já podem consultar o valor que tem disponível e quando ele será depositado e poderá ser sacado. No entanto, caso você não queira retirar o recurso no momento, separamos as dicas informadas pela Caixa do que fazer.

Leia também:

Opções para não realizar o saque

O trabalhador pode informar para a Caixa, a partir do dia 19 de junho, que não deseja receber o saque emergencial FGTS. Essa opção deve ser feita pelo menos 10 dias antes da data prevista do crédito. Para isso, o trabalhador deve acessar o site do FGTS ou usar o app do FGTS para celular. Uma vez no sistema, informar do CPF ou NIS; informar a senha (ou cadastrar uma, caso não tenha); e depois de visualizar o valor disponível, clicar no botão “Não quero receber”.

Caso o trabalhador não tenha informado a Caixa que não quer o recurso no momento e o crédito for feito, ele pode ir no APP FGTS solicitar seu desfazimento. Os valores retornarão à conta do FGTS devidamente corrigidos, sem prejuízo ao trabalhador.

Em último caso, se até 30 de novembro o trabalhador não movimentar a conta, nesse caso, a Caixa vai tirar o dinheiro dessa conta e devolver automaticamente para a conta do FGTS do trabalhador.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias