POLÍTICA

MP que altera ICMS sobre transporte interestadual e comunicação é aprovada

Medida Provisória altera a a Lei 10.690.

A vantagem é para fatos geradores ocorridos até 31 de julho de 2022. (Foto: Divulgação)

Foi aprovada em sessão extraordinária desta quinta-feira (16) da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Medida Provisória 371, encaminhada pelo Poder Executivo, alterando a Lei 10.690, que institui a sistemática de tributação do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

O governador Flávio Dino destacou que a Lei Estadual 10.690 definiu o procedimento e as normas gerais aplicáveis às operações e prestação de serviço de transporte realizadas por indústria e agroindústria estabelecidas em território maranhense, bem como autorizou a concessão de benefícios fiscais a essas empresas para incentivar a expansão dos investimentos industriais no estado e, por conseguinte, garantir o desenvolvimento social e econômico no Maranhão.

Conforme Flávio Dino, o tratamento tributário abrange tanto projetos de implantação quanto de ampliação de indústrias do segmento de siderurgia (incluindo produtos semiacabados e derivados), desde que tenham como investimento mínimo o montante de R$ 200 milhões.

A alteração legislativa considera as disposições do art. 3º, § 8º, da Lei Complementar Federal 160, e da Cláusula Décima Terceira do Convênio ICMS 190 – CONFAZ, as quais permitem que um estado-membro faça a adesão aos benefícios fiscais concedidos por outro estado da mesma região.

Quanto ao incentivo fiscal aos projetos de implantação/ampliação, reativação/modernização e relocalização ou geração de, no mínimo, 300 empregos diretos, a Medida Provisória mantém as atuais faixas de crédito presumido (65% a 95%), suprimindo os prazos de fruição antes previstos. Isso porque os benefícios fiscais convalidados destinados ao fomento da atividade industrial somente poderão produzir efeitos até 31 de dezembro de 2032.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias