IMUNIZAÇÃO NA ILHA

Veja onde vacinar contra a Covid-19 mais perto da sua casa

No Maranhão, 617.999 doses de vacina já foram aplicadas. O percentual de primeira dose aplicada é de 6,84 e o da segunda é de 1,84%

Reprodução

A vacinação, bons hábitos de higiene e o uso da máscara são as armas, indicadas por autoridades de saúde, para o combate à Covid-19. No Brasil, em comparação com outros países, o esquema de vacinação, que segue o Plano Nacional de Imunização, caminha a passos lentos. O Brasil, de acordo com o Balanço da vacinação contra Covid-19 do dia 7, aponta que 21.445.683 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra o vírus. O número representa 10,13% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 6.065.854 pessoas (2,86% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 27.511.537 doses foram aplicadas em todo o país.

No Maranhão, 617.999 doses de vacina já foram aplicadas. O percentual de primeira dose aplicada é de 6,84 e o da segunda é de 1,84%. Segundo o governo do estado, até o dia 6 de abril, 119.589 pessoas já haviam concluído o ciclo de imunização, ou seja, receberam a primeira e a segunda dose da vacina.

Na última sexta-feira, 9, o Maranhão recebeu mais um lote de  imunizantes. Com as 110.850 doses recebidas da AstraZeneca e CoronaVac, o Maranhão totaliza 1.344.590 doses recebidas, sendo 373.750 da AstraZeneca e 970.840 doses da CoronaVac,  contra a Covid-19. Segundo o governo do estado, “as novas doses são destinadas à aplicação da segunda dose em 30,7% dos trabalhadores da saúde e 22% da população de 70 a 74 anos. Além disso, os imunizantes serão direcionados para a continuidade da aplicação da primeira dose na população de 65 a 69 anos, forças de segurança, salvamento e forças armadas”.

Até então, o governo do estado distribuiu aos 217 municípios maranhenses, 1.108.950 doses do imunizante, sendo 884.2015 da CoronaVac, e 224.735 da AstraZeneca.

No estado, a vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde das 217 cidades maranhenses, mas o governo do estado está atuando também para dar uma acelerada na imunização, com pontos de vacinação na capital e enviando profissionais para reforçar a vacinação nos municípios.

Desde o dia 8, mais um posto de vacinação contra a Covid-19 passou a funcionar na capital, instalado pela Prefeitura de São Luís. O Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, foi equipado com capacidade para atender até 2.500 pessoas por dia.

Agora serão dois pontos no campus universitário da UFMA. Lá já funciona um drive-thru de vacinação mantido pelo Município. No local, estão sendo vacinados os idosos com 66 anos, conforme calendário da Prefeitura de São Luís. Neste sábado e domingo (10 e 11) também serão vacinados os idosos de 65.

O ponto no Centro de Convenções vai operar do mesmo modo do Centro Municipal de Vacinação, com pré-triagem, triagem, vacina e pós vacina.   “Esse novo ponto vai permitir que a gente acelere a vacinação em nosso município, sempre na medida em que novas doses de vacina forem chegando”, destacou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Com esse novo ponto, a Prefeitura de São Luís totaliza 4 locais de imunização: Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae (Cohafuma); drive-thru da UFMA e drive-thru do Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo). Todos funcionam entre 8h e 18h.

Para se vacinar pela prefeitura, o idoso precisa estar cadastrado na plataforma Vacina São Luís, disponível no site da prefeitura. Além disso, deve levar, no dia da vacinação, documento oficial com foto e comprovante de residência.

Na capital, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram aplicadas 135.713 mil doses, sendo 101.145 na primeira dose e 34.568 para segunda dose. A Prefeitura de São Luís recebeu 179.722 doses até o dia 8 de abril, com cobertura vacinal de 75,51%.

O mapa da vacinação em São Luís

O Governo do Estado implementou mais dois pontos em esquema de drive-thru, sendo 1 no São Luís Shopping e outro no Pátio Norte, totalizando assim, 6 pontos de vacinação na Grande Ilha. Confira os lugares em que a população da Grande Ilha pode receber a vacina de acordo com o seu grupo prioritário.

Centro de Convenções

Na Universidade Federal do Maranhão, das 8 às 18h. atendendo idosos cadastrados na plataforma Vacina São Luís, sendo o público alvo, idosos de 65 e 66 anos que vacinarão no sábado (10) e domingo (11).

Drive-thru da UFMA

Na Universidade Federal do Maranhão, das 8 às 18h. Neste sábado e domingo (10 e 11) serão vacinados os idosos de 65 anos. 

Dia 10 (sábado) pela manhã os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março; à tarde os de abril, maio e junho. No dia 11 (domingo), os nascidos nos meses de julho, agosto e setembro; e  à tarde, outubro, novembro e dezembro.

Centro Municipal de Vacinação

No Multicenter Sebrae (Cohafuma), das 8 às 18h. Neste sábado e domingo (10 e 11) serão vacinados os idosos de 65 anos. 

Dia 10 (sábado) pela manhã os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março; à tarde os de abril, maio e junho. No dia 11 (domingo), os nascidos nos meses de julho, agosto e setembro; e  à tarde, outubro, novembro e dezembro.

Drive-thru do Espaço Reserva

Ao lado do Shopping da Ilha (no Maranhão Novo), das 8 às 18h. Neste sábado e domingo (10 e 11) serão vacinados os idosos de 65 anos. 

Dia 10 (sábado) pela manhã os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março; à tarde os de abril, maio e junho. No dia 11 (domingo), os nascidos nos meses de julho, agosto e setembro; e  à tarde, outubro, novembro e dezembro.

São Luís Shopping

No estacionamento do Shopping (na avenida Carlos Cunha) serão vacinados, pela Secretaria de Estado da Saúde, em esquema de drive-thru, das 8h às 16h, profissionais das forças armadas, segurança e salvamento, atendendo, inicialmente, trabalhadores da ativa com 50 anos ou mais. Para vacinação, será necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e último contracheque.

Pátio Norte Shopping

No estacionamento do Shopping (na estrada de São José de Ribamar) estão sendo vacinados, pela Secretaria de Estado da Saúde, em esquema de drive-thru, das 8h às 16h, pessoas com 65 anos ou mais, residentes em Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Devem ser apresentados documento com foto, cartão SUS e de vacinação e comprovante de residência.

O Plano Estadual de Vacinação segue a orientação do Ministério da Saúde com relação aos grupos prioritários. Atualmente estão sendo imunizados os idosos a partir de 65 anos. 

A terceira fase com a imunização contempla  pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias