CHECAMOS

Jogar água sanitária em rede de esgoto evita contaminação pelo coronavírus? Checamos!

Segundo a mensagem, o vírus estaria se multiplicando nos esgotos

Reprodução

Nos últimos dias tem repercutido nas redes sociais, principalmente no WhatsApp, uma recomendação para que a população coloque água sanitária nos ralos, pias e chuveiros para matar o coronavírus. Segundo a mensagem, o vírus estaria se multiplicando nos esgotos.

A recomendação que viralizou diz: “Por favor, adicione uma colher de sopa de água sanitária em cada ralo das suas privadas, lavatórios, banheiras, chuveiros, lava-louças… As autoridades holandesas descobriram que o vírus está crescendo e se multiplicando no sistema de águas residuais. Eles descobriram que mesmo as pessoas que estavam confinadas em suas casas pegaram o vírus e decidiram testar a água do sistema de águas residuais. Encontraram o vírus Covid-19 ativo nos esgotos.”

Porém, essa recomendação não procede, pois o Sars-CoV-2, causador da pandemia de Covid-19, perde essa capacidade depois de algumas horas fora do organismo humano.

O vírus precisa estar dentro de uma célula para sobreviver e se multiplicar. Desse modo, não podendo se multiplicar em água ou resíduos de esgoto. Segundo pesquisadores, a água sanitária é capaz de eliminar o vírus, mas uma colhe de água sanitária – como recomenda a mensagem, não seria suficiente para a quantidade de água que circulam nos esgotos.

Estudos já foram feitos em países como Holanda, França e a Austrália e mostraram que as fezes das pessoas infectadas pelo covid-19 contêm o material genético do vírus, mas não chega a contaminar, pois o processo que a água leva para voltar as casas já é o suficiente para eliminá-lo.

Examinar o esgoto é uma forma de monitorar a propagação desta e de outras epidemias, por meio de uma estimativa do número de infectados na área pesquisada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias