Você, Gastrô!

Sabia que hoje é dia do damasco?Conheça alguns benefícios

Sabia que hoje é Dia do Damasco? Entre os benefícios, destaca-se que é rico em antioxidantes

Reprodução

Segundo o calendário gastronômico americano, Dia 9 de janeiro, que é hoje, comemora-se o Dia do Damasco, por conta dessa curiosidade, a nossa equipe buscou informações desse fruto que tem inúmeras utilidades.

Para alguns estudiosos, a família que descobriu o damasco, originou-se de Portugal, para outros, a história do damasco no Ocidente se iniciou na Espanha. As colônias espanholas da Califórnia começaram a cultivar damascos, e a região se tornou a principal produtora da América do Norte. A verdadeira origem do damasco é desconhecida, mas muitos acreditam que ela começou a ser cultivada onde hoje é a Armênia. O general romano Lucius Lucullus (118 – 57/56 a.C.), conquistador de parte do Oriente Médio e Anatólia, teria levado os primeiros pés de damasco para Roma.

Mas cientificamente, pertencente à família Rosaceae, o damasco (nome científico: Prunus armeniaca), que é um fruto nutritivo e saboroso, de cor alaranjada, polpa macia e casca fina. Seu sabor assemelha-se aos sabores das ameixas e pêssegos.

VITAMINA

Sabia que ele é rico em antioxidantes como betacaroteno, vitamina C, luteína e zeaxantina? Ele ainda possui um alto teor de fibras, potássio e ferro.

O mais interessante é que a fruta pode ser consumida nas versões fresca e seca, sendo o damasco seco muito utilizado em receitas variadas, dando sempre um toque requintado aos pratos.

Saiba mais sobre esta fruta que oferece benefícios incríveis para a saúde e que pode ser sua aliada na cozinha!

Benefícios

Melhora do sistema imunológico: além do poder antioxidante, o damasco pode favorecer a saúde como um todo e ajudar a combater diversos tipos de problemas, pois contém altos níveis de vitamina A e C, que estimulam o sistema imunológico.

Aliado da saúde ocular: fonte de vitamina A, vitamina C, carotenóides e betacaroteno, o damasco, quando consumido com frequência, ajuda a reduzir o risco de problemas de visão.

Combate à prisão de ventre: como é rico em fibras, o damasco ajuda significativamente no tratamento da constipação.

Aliado da saúde óssea: a fruta contém nutrientes importantes para o crescimento ósseo saudável e ajuda a evitar condições relacionadas à idade (como a osteoporose). Com propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar também a evitar dores.

Ajuda no emagrecimento: rica em fibras, a fruta proporciona mais saciedade e, com seu sabor adocicado (especialmente na versão seca), ajuda a reduzir o desejo por doces, sendo, assim, grande aliada numa dieta para perda de peso.

Amigo do coração: o damasco contém propriedades importantes para a boa saúde do coração, combatendo, por exemplo, o excesso de colesterol e a pressão arterial.

Gostou? Compartilhe o nosso conteúdo com outras pessoas.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias