DICA

Como incluir mais proteína no cardápio?

Proteínas são importantes para a dieta diária

Reprodução

Quem busca manter uma alimentação saudável já está cansada de saber da importância de tentar equilibrar o consumo diário de carboidratos, proteínas e gorduras. Esses são os principais macronutrientes que garantem a nutrição do nosso corpo e dão o gás que a gente precisa para enfrentar o dia – e até aquela aula de HIIT na academia. O problema é que os hábitos de consumo hoje em dia prezam muito o carboidrato: pãozinho no café da manhã, macarrão no almoço, risoto no jantar… Quem nunca se pegou enchendo o cardápio de alimentos desse tipo e resolveu mudar isso?

Acrescentar mais fontes de proteína nas suas refeições pode ajudar. Afinal, é ela que serve como combustível para a formação de massa magra do organismo que, por sua vez, nos dá sustentação. “Quem não consome a quantidade correta pode ter desnutrição proteica. E sentir fraqueza, tontura e desenvolver anemia”, explica a nutricionista Angélica Grecco.

Qual a quantidade recomendada de proteína que devemos consumir por dia?

Segundo a nutricionista, são 0,8 gramas para cada quilo corporal que você tiver. Se você pesa, por exemplo, 60 kg, deverá comer 48 gramas de proteína por dia. E passar muito desse número não adianta em nada, viu? Pelo contrário. “Toda a proteína que a gente ingere precisa ser filtrada pelo rim. Logo, se você consumir em excesso, pode prejudicar o funcionamento do órgão. Por isso, é muito importante ingerir bastante água”, diz Grecco.

Para comer muita proteína, devo investir em qualquer tipo de carne?

É aí que mora o perigo: muitas dos alimentos de origem animal que a gente come são processados. O que significa que eles vêm acompanhados de bastante sódio e às vezes gorduras maléficas para o nosso sistema cardiovascular.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias