DIA DO NORDESTINO

Aprenda a fazer um prato com um ingrediente típico da região: carne-seca

Com um território tão rico e único, as diversas receitas nordestinas nos colocam em referência quando o assunto é paladar.

Reprodução

Oxente! Sabia que hoje, 8 de outubro, é celebrado o dia do Nordestino. Isso mesmo! Um dia para enaltecer ainda mais a nossa cultura, riquezas, sua história e hoje em especial a gastronomia.

Afinal, comida gostosa é o que não falta na nossa região. Com um território tão rico e único, as diversas receitas feitas por esse povo arretado, nos colocam em referência quando o assunto é paladar.

E para celebrar o dia em grande estilo, que tal aprender uma receita que usa um ingrediente típico da região nordeste: a carne seca! Mãos à obra, ou melhor na massa.

Macarrão parafuso com carne seca

Ingredientes:
1 embalagem de macarrão parafuso (500 g)
500 g de carne-seca
2 colheres de (sopa) de margarina
1 cebola média picada
4 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho picados
1 maço grande de brócolis limpo e sem os talos (opcional)
500 ml de creme de leite fresco
sal, salsinha e pimenta dedo de moça a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo:
– Coloque a carne-seca de molho por 1 noite para tirar o sal, troque a água de vez em quando. Cozinhe em panela de pressão com água suficiente por 1 hora. Retire da panela e desfie.

– Em uma frigideira média, aqueça a margarina e refogue a cebola. Junte a carne-seca desfiada, a pimenta dedo de moça e deixe refogar por mais 3 minutos, reserve.

– Cozinhe o brócolis, escorra e reserve.

– Em uma frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho, junte o brócolis, coloque sal a gosto e deixe refogar por mais 2 minutos. Retire do fogo, salpique a salsinha e reserve.

– Em uma panela pequena, coloque o creme de leite e deixe ferver em fogo baixo, retire do fogo e reserve. 

– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o macarrão. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar por 7 a 9 minutos ou até que fique “al dente”.

– Escorra a massa, acrescente o creme de leite, o refogado de brócolis, a carne-seca desfiada e envolva tudo delicadamente com a ajuda de dois garfos grandes. 

– Polvilhe queijo parmesão e sirva.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias