COMIDA CHINESA

Saiba como fazer uma receita de Yakisoba

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Reprodução

Sōsu yakissoba, também conhecido por yakisoba, embora muitos pensem que tenha sido criado na China na verdade é um prato de origem japonesa, cujo nome significa, literalmente, “macarrão de sobá frito”. O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne. Em chinês, conhecido como chow mein, é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods e feiras populares, no Japão ou fora dele.

O macarrão do yakisoba tem que ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen (conhecido popularmente como “miojo”), podendo ainda ser frito ou não. O chow mein se mostra menos leve e mais gorduroso que o yakisoba, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao prato chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves. O yakisoba tradicional é, geralmente, preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras. Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco. Finalmente, o yakisoba é posto em pratos individuais, numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa. Uma alternativa vegetariana é o yakisoba de legumes, que é preparado sem adição de carnes. Confira esta receita que preparamos para você.

INGREDIENTES

250 g de macarrão oriental (na falta pode-se usar espaguete, talharim, linguine)

150 g de carne (filé ou alcatra) cortada em tirinhas

150 g de filé de camarão

150 g de filé de frango cortado em tirinhas ou cubos

1/3 de uma couve-flor média cortada em pequenos buquês

1/3 de um brócolis japonês grande cortado em pequenos buquês

1 cenoura cortada em tirinhas

1/2 pimentão vermelho cortado em tirinhas

1/2 pimentão amarelo cortado em tirinhas

1 cebola cortada em tirinhas ou em pétalas

100g de cogumelos cortados em lâminas

2 colheres (sopa) cheias de maisena

1/2 caldo knorr de carne ou frango

1/2 xícara de molho de soja shoyu sakura

3 1/2 xícaras de água

MODO DE PREPARO

1 – Cozinhe levemente no vapor o brócolis, a couve flor e a cenoura já cortada em tiras – é importante não cozinhar demais (3 minutos de fervura no vapor é suficiente)

Eu não gosto de legumes muito cozidos, ainda mais nesse caso que eles sofrerão nova fervura!

2 – Enquanto isso, coloque a água do macarrão para ferver, com sal apenas

Quando levantar fervura coloque o macarrão e desligue quando estiver ‘al dente’, escorra sem lavar e reserve

3 – Coloque as três xícaras e meia de água para ferver, com as duas colheres cheias de maisena previamente dissolvida, o meio caldo knnor e o shoyu (se tiver saquê, coloque duas colheres junto)

Quando der uma leve engrossada, desligue – está pronto o molho para yakissoba

Existe molho pronto para yakisoba nas lojas especializadas (contém saquê, molho de soja, molho inglês, glutamato monossódico e tonkatsu)

4 – Tempere as carnes apenas com sal (a cozinha oriental não costuma utilizar alho, mas, caso queira, utilize o tempero de sua preferência) e envolva-as com maisena

Doure as carnes numa wok ou numa frigideira antiaderente espaçosa, untando-a com azeite ou óleo de gergelim

Assim que estiverem douradas, acrescente a cebola, em seguida os pimentões e os cogumelos para retirar o cheiro de conservante

Passados uns três minutos, acrescente a cenoura e as florzinhas de brócolis e couve flor, mexa e vá acrescentando o molho para yakisoba

Após ferver um pouco e apresentar uma sobra farta de molho, acrescente o macarrão cozido, deixe ferver rapidamente e desligue.

Se não tiver cogumelos, também não altera a qualidade do yakisoba, que pode ser feito com os ingredientes disponíveis – o broto de bambu substitui o cogumelo, uma verdura substitui a outra, um legume substitui um outro que falta. O yakisoba é feito à moda do chef.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias