gostoso e saudável

Aprenda a fazer uma receita de Empadão vegetariano

Numa receita, o empadão leva apenas pão ralado e ovos e é cozido no forno como se fosse um pudim, coberto por folha de alumínio e com a forma dentro dum tabuleiro com água. Veja esta versão do empadão vegetariano que preparamos para você.

Reprodução

Empadão é um prato tradicional da culinária de Portugal e também popular no Brasil, é uma preparação feita no forno, em que se coloca um recheio, que pode ser de carne, frango, atum, bacalhau ou mariscos, entre camadas de puré de batata, arroz, pão, ou dentro duma massa de farinha de trigo. Desta forma, é uma variante da preparação que se chama torta no Brasil.

A versão com carne de vaca moída e puré de batata é a versão portuguesa mais tradicional, equivalente ao pastel de papa da América do Sul, do hachis parmentier de França, ou da cottage pie inglesa. O recheio é normalmente feito refogando carne moída, ou cortada em pedaços, ou o bacalhau partido em lascas, com cebola e alho; por vezes, usa-se tomate, cogumelos, milho verde, ervilha e requeijão. Numa receita, o empadão leva apenas pão ralado e ovos e é cozido no forno como se fosse um pudim, coberto por folha de alumínio e com a forma dentro dum tabuleiro com água. Veja esta versão do empadão vegetariano que preparamos para você.

INGREDIENTES

MASSA:

2 ovos

1/2 xícara de óleo ou azeite

1 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta do reino

1 e ½ xícara de leite

2 xícaras de farinha de trigo

50 g de queijo parmesão ralado

1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador, na ordem da receita

Unte e enfarinhe um pirex ou forma

Despeje metade da massa (uma camada bem fina)

Coloque o recheio e cubra com o restante da massa

Leve ao forno preaquecido, por 20 minutos a 200° C ou até que enfiando um palito ele saia seco

Fica bem dourado

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Para o recheio, coloque vegetais/legumes à gosto, de preferência cru. Eu coloquei cebola, cenoura, repolho, acelga, brócolis, couve-flor e meia lata de ervilha (cozida). Pode acrescentar milho, requeijão, maionese, orégano, etc. Aconselho não usar tomate porque solta líquido.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias