fácil e gostoso

Aprenda a fazer esta delicia de pão de queijo em casa

Alguns relatos dizem que o polvilho, derivado da mandioca, uma herança indígena era a escolha utilizada como opção para o trigo, que dificilmente era encontrado no Brasil antes do século XX.

Reprodução

Dia 17 de agosto é comemorado o Dia do Pão de Queijo. E o Você Gastrô separou uma receita deliciosa para você fazer esta iguaria em casa. Mas antes disso, você sabe a história do pão de queijo? O pão de queijo tem sua origem incerta. As histórias contam que a receita nasceu em Minas Gerais no século XVIII.

O encontro entre os principais ingredientes é divergente. Alguns dizem que, nas fazendas, servia-se pão com café aos senhores (donos das terras). Entretanto, a má qualidade da farinha fez com que as cozinheiras a substituíssem pelo polvilho. Surgem, assim, os primeiros pães de queijo, assados no fogão a lenha e preparados com ingredientes locais.

Porém, essa não é a única versão contada. Alguns relatos dizem que o polvilho, derivado da mandioca, uma herança indígena era a escolha utilizada como opção para o trigo, que dificilmente era encontrado no Brasil antes do século XX.

Independente de como surgiu, não existem discordâncias que a mistura de queijo, polvilho, leite, ovos, sal e manteiga tornou-se um hábito de consumo para além das Minas Gerais. Esses ingredientes deram origem a um produto inovador, versátil, saboroso e prático, que se destaca pela saudabilidade: não contém glúten, aditivos, não contém corantes ou conservantes artificiais e é consumido assado.

O sabor, a qualidade e agilidade no preparo são outros destaques, que permitem o consumo em várias ocasiões e maneiras. Quente ou frio; a qualquer momento, no café da manhã, no lanche da tarde, em festas e em coquetéis e com vários acompanhamentos ou recheios, frios, patês, sopas, geleias, café, vinho, refrigerante, suco, cerveja e chá.

Veja como fazer um pão de queijo bem gostoso.

INGREDIENTES

2 copos americanos de leite

1 copo americano de água

1/3 de copo americano de óleo

1 colher de sopa de sal

500 g de polvilho doce

Queijo ralado a gosto

3 ovos inteiros

MODO DE PREPARO

Ferva o leite com a água e o óleo.

Em uma vasilha misture o polvilho e o sal.

Jogue o liquido fervido e misture com uma colher grande.

Espere esfriar e despeje o queijo ralado e os ovos.

Misture a massa com a mão amassando bem até virar uma cola caseira dura.

Faça bolinhas do tamanho que preferir.

Asse em forno bem quente até dourar.

Sirva quentinho.

Dica: se sobrar muito, no outro dia tostar em um tostador

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias