VOCÊ GASTRÔ

Festival Junino Maranhense: a valorização da culinária

A culinária regional é um bem precioso e como tal, deve ser valorizada e ensinada entre gerações

Reprodução

A culinária regional é um bem precioso e como tal, deve ser valorizada e ensinada entre gerações. Como no caso da rica e saborosa gastronomia junina maranhense, com aqueles pratos que são típicos em arraiais no mês de junho e que todos gostam de saborear.

Leia também: https://oimparcial.com.br/vocegastro/2019/05/voce-sabia-a-batata-precisa-ser-frita-duas-vezes-para-ficar-mais-crocante/

Pé de moleque, brigadeiro, arroz de maria izabel, carreteiro e de cuxá, churrasquinho com farofa, vatapá e caruru, cocada, bolos de milho, macaxeira e tapioca, são tantas as delícias da época junina, que além do rico folclore, a culinária acaba sendo uma grande atração dos arraiais espalhados pela cidade. E também, uma boa fonte de renda para muitas famílias que aproveitam a oportunidade para produzir e vender as comidas típicas nordestinas.

Pois nesse mês de junho, a Cozinha Potiguar, espaço criado pelo Grupo Potiguar para valorizar a gastronomia, promove um calendário de cursos  dedicado ao tema da gastronomia maranhense junina. O “Festival Junino na Cozinha Potiguar” é a oportunidade para quem quiser se reciclar ou mesmo aprender as receitas que são destaque no menu típico junino.

Serão quatro sábados, cada um com um tema específico e ministrado por diferentes Chefs e gastrônomos de renome em São Luís. Sempre aberto ao público e gratuito. Entre os convidados para ministrar os cursos estão os Chefs Ana Lula e Isnaldo Ferreira, a técnica Nicéa Lopes e o nutricionista Eliakim Mendes da UNDB.

Confira a programação completa:

01/06 – Curso “Gostosuras da Nic – Doces Juninos” com Nicéia Lopes.

08/06 – Curso “Casa da Juja – Comida Típica de Raiz com a Chef Ana Lula.

15/06 – Curso “Comidas Saudáveis para Festa Junina” com o nutricionista Eliakim Mendes (Coord. do Curso de Nutrição da UNDB).

22/06 – Curso “Prazer, Gourmet – Cozinha Nordestina” com o Isnaldo Ferreira.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias