Casquinha de Caranguejo: receita rápida e fácil de fazer

Caranguejo versátil. Faça em casa um dos principais aperitivos servidos nas praias de São Luís

Reprodução

Crustáceo característico do Maranhão, o caranguejo pode ser preparado de diferentes formas, tanto para refeição, caso da caranguejada e da torta, como para aperitivo, a exemplo da casquinha, patinha e do toc-toc.
Entradinha muito comum nos bares e restaurantes das praias de São Luís, a casquinha de caranguejo parece ser difícil de fazer, mas seu preparo é na verdade muito simples. E o resultado é uma comidinha leve e muito saborosa, que aceita acompanhamentos diversos.
No restaurante Casa de Juja, da Chef que dá nome ao local, a casquinha é feita assim:

Ingredientes

– 200g de carne de caranguejo sem cartilagem
– 1 colher/sopa de azeite
– ½ cebola ralada
– ½ tomate pequeno picadinho
– 1 ou 2 pimentas de cheiro picadinhas
– ¼ de limão
–  sal

Preparo

– Aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o tomate e a pimenta de cheiro e continue refogando até quase formar uma pasta.
– Coloque a carne de caranguejo e tempere com limão e sal a gosto. Mexa bem e vá provando para acertar o tempero.
– Adicione um pouquinho mais de azeite, se necessário, e deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Pronto! Rápido, prático e com ingredientes simples. A Chef Juja ainda dá uma dica: quem é fã de pimenta, pode acrescentá-la ao preparo para intensificar o sabor.

Foto: Divulgação

Os acompanhamentos mais comuns para a casquinha são farofa, vinagrete e vatapá, mas vale experimentar outro item de sua preferência, como queijo, por exemplo. Eles podem ser servidos à parte ou agregados à casquinha, inclusive para dar um toque decorativo ao prato.
A melhor forma de servir a casquinha de caranguejo é em porções individuais, usando ramequins ou tigelas pequenas. Use a criatividade e surpreenda seus convidados com um aperitivo agradável aos olhos e ao paladar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias