Você Gastrô

7 dicas para preparar o drink ideal

As dicas são do instrutor de educação profissional do Senac, Aldo Martins, que falou com a equipe do Você, Gastrô! durante aula-show no 31º Abrasel, em São Luís

Reprodução

Quinta-feira já é dia de iniciar os trabalhos! Não é porque o happy hour será na sua casa que não dá para surpreender os amigos. Mas, por onde começar? Veja o que você não pode deixar de fazer para acertar nos coquetéis.
Quem dá as dicas hoje é o instrutor de educação profissional do Senac, Aldo Martins, que falou com a equipe do Você Gastrô durante aula-show apresentada no 31º Abrasel, que aconteceu em São Luís.
“Bom, para um drink perfeito temos que levar vários aspectos em consideração durante o preparo, como história do coquetel, apresentação, temperatura local, e, mesmo, a personalidade dos convidados”, comentou Aldo Martins. Nós aqui consideramos uma arte.
Foto: Zeqroz Neto

Atenção às dicas

1. Caso o drink seja clássico, faça uma pesquisa rápida sobre a história dele, para entender como ele surgiu, e também para contar aos convidados
2. Esteja atento aos utensílios necessários, para que estejam à mão durante o preparo, como coqueteleira, por exemplo.
3. Procure o recipiente ideal para colocar a bebida. Cada taça/copo cumpre um objetivo.
4. Pense no visual do coquetel, na apresentação do drink, é fundamental para atrair a atenção de quem vai degustá-lo.
5. Caso seja um drink conhecido, siga as doses recomendadas pela receita.
6. Caso vá fazer um drink descontraído, de criação própria, é preciso escolher a taça ideal e estar muito atento às dosagens. Experimente antes de servir aos convidados.
7. Se o drink leva gelo, coloque-o na taça antes da bebida, assim o recipiente vai estar previamente refrigerado para receber o coquetel

Foto: Zeqroz Neto


O drink do verão

Aproveitamos a oportunidade para acompanhar o preparo da receita do Aperol Spritz, um coquetel que surgiu na Europa, mas se popularizou no mundo todo. “Tem bares especializados apenas nesse drink. Ele é bastante prático”, disse Aldo Martins.
Ele é ótimo para tomar à beira da piscina, na praia, ou como aperitivo pré-refeição. Harmoniza muito bem com frutos do mar e peixes.

Preparo

  • Taça que tenha uma apresentação maior, tipo a de vinho Bourdeau
  • Muito gelo (porque é um drink refrescante)
  • 1 dose (50ml) de bitter Aperol
  • 75ml de espumante
  • 25ml de Água gaseificada ou Soda
  • 1 fatia de laranja para decorar
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias