INCLUSÂO

Cine Teatro da Cidade recebe projeto “Ritmos da Vida”

O projeto Ritmos da Vida realizou, ao longo de 2016, a integração entre usuários, servidores e familiares do Sistema Único de Saúde, da área de saúde mental, atendidos pelos equipamentos da rede municipal de saúde.

DIVULGAÇÃO

Reprodução

O projeto Ritmos da Vida realizou, na tarde da última quarta-feira (7), no Cine Teatro da Cidade, um concerto natalino com a participação de usuários, servidores e familiares do Sistema Único de Saúde, da área de saúde mental, atendidos pelos centros de atenção psicossocial, unidades de acolhimento, residências terapêuticas, sistema prisional e Hospital Nina Rodrigues, equipamentos que integram os serviços da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O projeto surgiu em dezembro de 2015, por iniciativa do diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz, em parceria com o gestor do Cine Teatro, André Lobão, com o objetivo de estabelecer uma relação de cuidado e promover a ressocialização e a inclusão social dos usuários da área de saúde mental com atividades de cultura e arte. “Atualmente, mais do que promover a inclusão social destes usuários, nós também temos trabalhado em parceria com todas as instituições que integram o Sistema Único de Saúde no intuito de estimular e desenvolver atividades de cultura e arte como ferramentas importantes na prevenção contra o crescente uso abusivo de drogas e das doenças mentais e o projeto tem conseguido melhorar a qualidade de vida tanto dos usuários quantos dos familiares”, destacou Ruy Cruz.

A cada edição do Ritmos da Vida, Ruy mobiliza a participação de todas as unidades da área de saúde mental que integram o Sistema Único de Saúde propondo atividades artísticas. Assim, foram surgindo grupos de canto coral, grupos de teatro, entre outras linguagens, como forma de tratamento terapêutica e desenvolvimento da autoestima, sensibilidade e talentos artísticos. Para os participantes, subir ao palco do Cine Teatro pelo projeto é um momento de muita expectativa e superação. “A gente vem pra cá com muita empolgação porque, no meu caso, é sair de dentro da rotina de uma cela, um lugar fechado, abafado, e isso dá um estímulo bom pra gente”, disse Fredson Oliveira, 39 anos.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, avaliou como positiva a parceria com o Governo do Estado. “Ao longo de todo ano de 2016, tivemos como objetivo ampliar as ações de ocupação do Cine Teatro da Cidade, que é um equipamento da Prefeitura para toda a cidade de São Luís. As reformas estruturais e os projetos consolidados com alinhamento das metas do Plano Municipal resultam em ações como o projeto Ritmos da Vida, que olha com humanidade para as pessoas. O projeto cresceu bastante devido o entusiasmo e o trabalho em parceria da gestão do Cine Teatro com toda a equipe da Secretaria Estadual de Saúde e é bonito ver a autoestima desses usuários sendo resgatada por meio da arte e da cultura”, disse o secretário.

A dimensão terapêutica do projeto tem transformado a vida de pessoas. “Nós tivemos dois pacientes, por exemplo, que perceberam seu potencial artístico e se transformaram dentro do processo terapêutico. O que nós buscamos despertar é essa sensibilidade e consciência terapêutica, que é fazer com que o paciente encontre dentro dele, na sua autoestima e consciência individual, a sua própria saúde e recuperação. É um trabalho multidisciplinar que realizamos em paralelo com o tratamento clínico e psicológico”, explicou Morgana Abtibol, arteterapeuta do Caps AD Estadual.

APRESENTAÇÕES

A Banda do Bom Menino abriu a tarde de apresentações artísticas. Em seguida, subiu ao palco a cantora mirim Vitória Luz, filha do sambista Magno Roberto, do grupo Sambaceuma. “O tio Ruy me convidou pra cantar a música A Flor e o Beija-Flor. Fiquei bem contente e todo mundo também gostou”, disse Vitória, de 9 anos de idade.

Afoxés, batuques e ritmos afros deram uma sonoridade diferente para canções natalinas nas vozes do Coral Cantata Natalina formado por crianças atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) e pelo Projeto Arte Erê (Projeto Social de Cultura Negra do João Paulo).

A programação contou ainda com apresentações do Coral Esperança Viva, da Unidade de Acolhimento Estadual; Coral Sementes do Amanhã, do Instituto Profissional Stênio de Avelar; Coral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Coral Renascer, do Hospital Nina Rodrigues e o Coral Vozes do Advento.

A programação encerrou com apresentação do Auto de Natal com o Coral do Caps AD Estadual. O Ritmos da Vida é um projeto em parceria com o Cine Teatro da Cidade, Hospital Nina Rodrigues, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps), Unidades de Acolhimento Estadual e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEJAP).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias