VIDA VERDE

Qual a fauna de São Luís e onde encontrar?

Em São Luís, apesar de ser uma das capitais menos arborizadas do país, algumas espécies de animais típicos da floresta amazônica podem ser vistas.

Reprodução

APA do Itapiracó

Divulgação

A APA do Itapiracó é um roteiro excelente pois possui praças, campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei, e fica localizada na Estrada de Itapiracó, 419, Bairro Turu, próxima a Faculdades, Condomínios e Shopping Center. Com uma área total de 322 hectares, a área abrange uma vegetação remanescente da floresta amazônica, que protege as nascentes do riacho Itapiracó.

A APA exibe uma diversidade de ambientes que propiciam a ocorrência de uma fauna diversa, apresentando 174 espécies de animais, exibindo espécies de sapos, camaleões, cobras, rãs e animais de pequeno porte como gambás, tatus e cotias. Apenas no grupo de pássaros que habita a região, são mais de 141 espécies como a garcinha-branca, gaviãozinho, juruti e beija-flor.

Divulgação

A Garcinha-branca (Egretta thula) alimenta-se de peixes de forma bastante ativa. Aprecia também insetos, larvas, caranguejos, anfíbios e pequenos répteis. Mede de 51 a 61 centímetros de comprimento e apresenta grandes feixes de plumas alongadas que enfeitam a cabeça na época de reprodução, mais evidenciado nos machos. Habita bordas de lagos, rios e à beira-mar e é comum também em manguezais. Vive em grupos e migra em pequenas distâncias para dormir.

Divulgação

O Tatu-peba (Euphractus sexcinctus) tem a cabeça pontuda e achatada. O nome Sexcintus, traduzido do latim, significa “seis cintas”, pois a carapaça do animal é dividida em seis a oito placas (ou cintas) móveis. Esta carapaça, forte e resistente,  reveste o dorso, parte da cabeça e a cauda tem formação óssea. Todos os cinco dedos da pata anteriores têm garras grandes e fortes que são utilizadas para cavar o chão e construir tocas. Juntos, cabeça e corpo medem entre 40 e 95 cm, e a cauda acrescenta outros 12 a 24 cm. O peso deste animal varia de 3.2 a 6.5 kg.

Divulgação

O gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii) é o menor gavião do nosso país. Mede entre 20 e 28 centímetros de comprimento e pesa entre 94 e 102 gramas de peso, sendo a fêmea um pouco maior que o indivíduo do sexo masculino. Normalmente pousa no alto de postes e árvores, observando os arredores em busca de insetos, lagartos, pássaros e outras pequenas presas.

« Anterior Próxima »2 / 4
Sair da versão mobile