Prestes a completar 406 anos desde sua fundação, São Luís conta com uma vasta e rica história. São personalidades, feitos datados, lugares e artefatos que ficaram registrados na memória do Maranhão e do Brasil: parte deles disponíveis para visitação. Nada melhor que tirar um tempo para visitar os museus que abrigam parte destas relíquias e encantar-se com nosso acervo. Confira algumas dicas de museus para conhecer em São Luís, e o que encontrar nos locais.

Foto: Reprodução

Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM)

O MHAM, localizado na Rua do Sol, no Centro de São Luís, é o museu que conserva o acervo erudito mais importante do estado. Foi inaugurado em 28 de julho de 1973, data que se comemora a adesão do Maranhão à Independência do Brasil. O espaço conta com dois pavimentos do prédio histórico conhecido como Solar Gomes de Sousa, além de um mirante.

O que encontrar no MHAM? São cerca de 10 mil peças, dentre elas mobiliário maranhense da primeira metade do século XIX azulejaria de origem diversa, porcelana, coleção numismática, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica, arte de origem africana e acervo documental, incluindo o original da obra de Aluízio de Azevedo, ”O Mulato”, além de uma relevante coleção bibliográfica.

Visitação: de terça a sexta, das 9h às 17h30 e no sábado, das 9h às 16h. A taxa de entrada é R$ 5,00.

Próxima »1 / 12