TUTORIAL

Como recuperar mensagens apagadas acidentalmente no WhatsApp

O processo não é complexo, mas é essencial que o backup de suas conversas esteja ativado.

Reprodução

Apagar mensagens do WhatsApp pode ser uma ação necessária para preservar a privacidade das conversas, porém às vezes por descuido acabamos deletando mensagens importantes. E é nesse momento que surgem as dúvidas sobre como recuperá-las.

O processo não é complexo, mas é essencial que o backup de suas conversas esteja ativado. No WhatsApp, esse registro pode ser diário, semanal ou mensal. Quanto mais frequente, maiores são as chances de as conversas serem recuperadas facilmente. No caso do iPhone, o iCloud é responsável pelo armazenamento dos registros; já nos celulares Android, é o Google Drive.

Passo a passo

Para ativar o backup de conversas ou checar a última vez em que houve algum salvamento, basta acessar “Ajustes” e então “Conversas”. Selecione, entre as opções, a seção “Backup de Conversas”. É possível checar data e hora do último backup, a frequência com a qual ele ocorre e se você deseja fazer um registro no momento.

Se o seu celular for Android, você deve tocar nos três pontos no canto superior direito, selecionar “Configurações” e então “Conversas”. A partir daí, tudo é bem similar. Ambos os sistemas permitem, nas configurações de “Backup de Conversas”, configurar a criação de backups automáticos, o que aumenta as chances de recuperar mensagens apagadas acidentalmente.

Se o seu backup está em dia, é a hora de recuperar as mensagens apagadas. Para isso, primeiro você deve apagar o WhatsApp de seu celular. Ao reinstalar o aplicativo, você receberá um código de autenticação de seis dígitos por SMS. Caso tenha um PIN de segurança, ele será pedido. Em seguida, você terá a opção de recuperar o último backup.

É importante lembrar que, se as mensagens que você quer recuperar não tiverem sido salvas no último backup, elas não serão retomadas com esse método. Com o recurso, mesmo mensagens apagadas pela outra pessoa na conversa de WhatsApp serão restauradas; ou seja, também é útil caso você deseje rever mensagens que a outra pessoa apagou e que foram salvas a tempo pelo seu backup.

Outro caminho para recuperar com facilidade e rapidez dados excluídos, formatados ou perdidos do seu PC, laptop ou dispositivo móvel seria o EaseUS Data Recovery Wizard Free.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias